Gastronomia

2024-03-26

«Açorda é mais saborosa com pão à antiga, cozido no forno a lenha»

José Capucho continua a fazer pão no forno a lenha, mas é apenas para consumo próprio. Um velho hábito de toda a vida. Aliás, diz que não dispensa o pão à moda antiga, sobretudo à hora de fazer sopas. Vamos ouvir a explicação

   «Numa açorda com pão de padeiro, com muito fermento, vemos que o pão se desfaz e fica em papa assim que lhe juntamos a água a ferver», refere, garantindo que os pratos tradicionais da região «ganham qualidade» em função do pão que utilizam.

   «Se fizermos uma caldeirada de peixe ou uma açorda com pão à antiga, podemos juntar a água que quisermos que as fatias nunca se desfazem», assinala, sustentando que a «açorda é mais saborosa com este pão, cozido no forno a lenha». Acrescenta que a massa até pode demorar três horas a fintar, porque tem «muito menos fermento», mas compensa no sabor: «Foi assim que fomos criados», recorda.
   José Capucho falava ao Sul Ibérico enquanto estava de serviço ao forno comunitário da Aldeia da Venda (Alandroal), onde decorreu uma actividade escolar, com os alunos da Escola Básica de Pias a aprenderem tradições de Páscoa que remontam aos tempos em que os seus avós ali coziam os bolos de massa.

Artigos Relacionados

« Voltar