Gastronomia

2024-05-09

Badajoz avança para construção de nova ponte sobre o Guadiana

 
O projecto é reclamado há 20 anos, mas esta semana a Junta da Estremadura informou que deu início ao processo rumo à construção de uma nova ponte sobre o Guadiana, que irá ligar a Avenida de Elvas (junto à Decathlon) com a estrada de Olivença, por ser considerada uma zona de expansão da cidade e que tem vindo a crescer em termos urbanísticos nos últimos anos
 
   Será a sexta travessia que Badajoz ergue sobre o rio, que surge projectada entre a mais recente ponte (a 25 de Abril) inaugurada há cerca de dois anos - mais a sul - e a Ponte Real, junto ao hospital.

   O objectivo aponta ao descongestionamento do trânsito na Avenida de Elvas, entre o agora designado Hospital Universitário, centro comercial e o recinto da feira, no IFEBA, avançando a administração que, para já, apenas deu início aos primeiros passos com vista à construção da ponte, mas ainda não avança orçamento nem prazos para realização da obra.

   Revela que o gabinete de Infra-estruturas e Transporte da Junta da Estremadura adjudicou à empresa "Fhecor Ingenieros Consultores SA" o contrato de assistência técnica para a respectiva análise de viabilidade da ponte.

   Ou seja, os próximos meses serão decisivos para se perceber se Badajoz vai receber a nova ponte sobre o Guadiana, após a administração ter na sua posse o resultado do estudo de viabilidade que vai analisar custos, dificuldades e possíveis traçados.

   De resto, a questão do valor da obra surge entre as prioridades rumo à sua concretização, depois da ponte 25 de Abril - a par dos respectivos acessos - ter custado 28 milhões de euros, só a obra. A este valor é preciso somar ainda os montantes relativos às possíveis expropriações de terrenos.

   O mais provável, segundo mostra a planta do projecto, com recurso ao Google Earth, é que a saída da ponte fique situada na rotunda junto à loja da Decathlon, numa zona que recentemente sofreu algumas alterações, precisamente para se enquadrar no Plano Geral.

Artigos Relacionados

« Voltar