Gastronomia

2022-08-06

Come compulsivamente? Há uma explicação científica

Por vezes, do nada, sente uma vontade incontrolável de comer compulsivamente? Um novo estudo explica o porquê deste fenómeno. A compulsão por comida é mais frequente do que aquilo que se poderia pensar, mas há boas notícias
 
   Um grupo de investigadores encontrou um motivo pelo qual a compulsão pode acontecer. Tudo depende, para os cientistas da University of Goergia College of Family and Consumer Sciences, do funcionamento de um circuito cerebral específico que altera a impulsividade que o ser humano sente pela comida, o que pode também levar a importantes descobertas científicas no que toca a tratar distúrbios alimentares.

   A ideia central deste estudo prende-se com o facto de haver uma zona cerebral responsável pela capacidade de o indivíduo dizer «não». Os investigadores descobriram, enquanto realizavam a experiência em ratos, que uma parte das células cerebrais produz hormona concentradora de melanina, um transmissor que se encontra na zona do hipotálamo. 

   Níveis elevados dessa hormona no cérebro podem levar ao uma vontade extra de comer, pelo que este elemento tem um papel essencial na compulsão alimentar.

   Durante os testes em animais, os investigadores afirmaram ainda que este circuito cerebral tem a capacidade de controlar os instintos dos animais, no sentido da inibição ou da permissão para comer. Segundo Emily Noble, uma das cientistas envolvidas neste processo, «activar este caminho específico aumenta o comportamento impulsivo sem afectar o aporte calórico normal ou a motivação para consumir alimentos deliciosos».

Foto DR

Artigos Relacionados

« Voltar