Património

2022-02-26

ÉVORA MONTE. Aqui se fez paz em Portugal (COM VÍDEO)

 
O Castelo de Évora Monte vê-se ao longe erguido numa colina com 481 metros de altitude. A História de Portugal distinguiu esta povoação por aqui ter sido assinada a Convenção que, em 26 de Maio de 1834, restabeleceu a Paz em Portugal, após vários anos de guerra civil entre liberais e absolutistas.

O património merece um olhar atento. Do recinto muralhado à Torre/Paço Ducal,  um exemplar único da arquitectura militar de transição, do manuelino final, sem antecedentes nem precedentes em Portugal. Foi construída em 1532 e a sua função nunca terá sido de defesa, servindo basicamente como residência de caça dos Duques de Bragança. 

Já a Igreja Matriz de Santa Maria é hoje dedicada a N.ª Sra da Conceição, a Igreja Matriz de Santa Maria, tendo sido totalmente reconstruída no início do segundo terço do século XVI. Possui portal gótico, protegido por um curioso pórtico encimado por torre sineira. Já a igreja da Misericórdia traduz um pequenino e gracioso templete, construído em data incerta, existindo na nave uma curiosa série de painéis de azulejos do séc. XVIII, sobre as Obras de Misericórdia Espirituais e Temporais. 

Já situado na zona central da vila está o edifício dos Antigos Paços do Concelho, onde se encontra a Cadeia e a Torre do Relógio. Ainda existem os sinos que convocavam os edis e o povo para as sessões camarárias, bem como o relógio, a funcionar desde o séc. XIX . 
Já a cisterna pública data do séc.XVI e foi construída com o intuito de prevenir uma queda demográfica nesta zona, pois é sabido que até essa data não havia nenhuma fonte de água potável intramuros.

Artigos Relacionados

« Voltar