Património

0000-00-00

Badajoz entra pelo Caminho de Santiago na ligação a Elvas

 
Badajoz quer  integrar o Caminho de Santiago em 2022, procurando tirar partido da proximidade da fronteira, quando o concelho de Elvas vai ser contemplado por dois percursos destinados aos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela: Os Caminhos da Raia e o Caminho Internacional que liga a Extremadura Espanhola.

É no segundo que Badajoz se pretende enquadrar, como já foi assumido pelo representante do turismo na autarquia, apontando a uma rota que vai unir a ´Via de la Plata´ com os Caminhos da Raia, já do lado de cá da fronteira.
 
A autarquia destaca o interesse turístico em torno deste itinerário, que também passa por Mérida, potenciando visitas ao património religioso de Badajoz aquando da passagem dos peregrinos rumo a Elvas. O objectivo é criar uma rota que leve os peregrinos a cruzarem Badajoz pelo centro da cidade, cruzando o Guadiana em direcção a Portugal pela ponte de Palmas. Depois seguem pela avenida de Elvas até à fronteira do Caia. A Rota vai ser devidamente sinalizada com símbolos alusivos ao Caminho de Santiago.

A autarquia ambiciona tornar a iniciativa uma realidade já no primeiro trimestre do ano, assumindo que vai contactar a restauração e as unidades hoteleiras alertando para o potencial desta atracção turística.

Os caminho que passam por Elvas 

Recorde-se que já em Novembro o vereador da Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues,tinha reunido com Pedro Beato, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTA) e com Paulo Cavaleiro, da empresa que vai implementar os percursos para o Caminho da Raia, sendo avançado que o município se tinha associado ao projecto dos Caminhos de Santiago, que atravessa 44 municípios a sul do Tejo, dividindo-se em três rotas distintas: Caminho Central, Caminho Nascente e Caminho da Raia.

Os argumentos exibidos por Elvas à hora de "convidar" os peregrinos à visita são poderosos. Desde as fortificações abaluartadas da cidade ao Forte de Santa Luzia, passando pelo Forte da Graça, Aqueduto da Amoreira, duas cercas islâmicas e a juntar o vasto património religioso, composto por 20 igrejas e sete conventos. 

Há que juntar ainda o conjunto de museus da cidade, que inclui o Museu de Arqueologia e Etnografia, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu da Fotografia, o Museu Militar e o Museu de Arte Sacra.

O Caminho da Raia vai cruzar os municípios de Mértola, Serpa, Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Vila Viçosa, Elvas, Campo Maior, Arronches, Portalegre, Marvão, Castelo de Vide e Nisa, num total de 310 quilómetros.
 

Artigos Relacionados

« Voltar