Património

2022-03-09

ELVAS quer abrir todas as igrejas ao turismo e vai dar formação a jovens

 
As Igrejas de Santa Maria de Alcáçova e de São Pedro serão as primeiras a abrir as portas ao público na sequência de um protocolo a celebrar entre a Fábrica da Paróquia do Salvador e a Câmara de Elvas.

"São igrejas emblemáticas da nossa cidade que têm estado fechadas ao público. Nós resolvemos terminar com uma forma de interagir que existia entre a câmara e estas igrejas durante o último mandato e vamos fazer as coisas como já se tinham feito", anuncia a vereadora do turismo, Paula Calado.

A autarquia volta a recorrer a jovens em contexto de ocupação temporária, mas desta vez o município tenciona dar formação e acompanhar os OMTJ, admitindo a autarca que anteriores experiências correram mal devido à falta de preparação dos jovens. 

"Vamos tentar escolher as pessoas mais idóneas e dar-lhes formação, além de um acompanhamento muito próximo por parte dos nossos técnicos de turismo", avança Paula Calado, enquanto dá conta da intenção do município em garantir a abertura de pelo menos 20 igrejas nos próximos tempos. 

Assume que a Páscoa seria uma altura importante para manter as igrejas abertas, face ao fluxo de turismo religioso que percorre a cidade, destacando a importância das tradicionais procissões desta quadra terem a oportunidade de se cruzarem com mais templos disponíveis para serem visitados. "Já falámos com a  Santa Casa da Misericórdia e outros parceiros e acreditamos que vamos conseguir fazer isso", admite, recordando que as igrejas e os castelos são sempre atracções nas várias localidades, pelo que "não podem estar fechados".

Entretanto, a igreja da Sé, tutelada pela Direcção Regional de Cultura, também vai poder ser visitada diariamente, assegurando horário de funcionamento com recurso a três funcionários a tempo inteiro.

TEXTO Roberto Dores

Artigos Relacionados

« Voltar