Património

2022-11-17

Estremoz aderiu aos Municípios Portugal Romano. Que associação é esta?

 
A decisão foi aprovada na reunião de Câmara. Estremoz aderiu à designada Associação de Municípios Portugal Romano, que tem a finalidade de reunir todos os concelhos portugueses com património romano de referência cultural e científica. O objectivo aponta «à criação de um espaço comum de partilha de saberes, inovação criativa e desenvolvimento de novos desafios», segundo anuncia a autarquia alentejana

   Esta nova associação - fundada em 3 de Março de 2020 - é presidida pela Câmara de Condeixa-a-Nova até 2025, tendo no horizonte alavancar o desenvolvimento turístico e económico, aproveitando as oportunidades de financiamento de projectos que possam valorizar o património que distingue esta rede de municípios.

    A prioridade passa pela preservação da herança romana e promoção do turismo cultural, numa altura em que já há dois municípios alentejanos que integram a associação: Santiago do Cacém e Vidigueira juntam-se a mais sete concelhos, nomeadamente Ansião, Braga, Oliveira do Hospital, Penela, Seixal, Tomar, além de Condeixa-a-Nova, que acolhe o maior complexo de ruínas romanas em Portugal, Conímbriga.

   Entretanto, já foi dado o primeiro passo para lançamento de uma nova oferta turística em Portugal, designada «Portugal Romano – Caminhos de Roma», cujo projecto será candidatado em breve à linha de financiamento «Regenerar Territórios | Transformar Turismo».

Artigos Relacionados

« Voltar