Património

2022-08-05

Fonte de Elvas em Arronches? É estranho, mas tem explicação

 
A Fonte de Elvas foi construída em mármore no distante 1725. É do estilo barroco. Aos dias de hoje é um ex-líbris de Arronches. Mas a que se deve o nome? Fomos conhecer a história

   Emílio Moitas conta os detalhes. «A fonte estava num caminho que foi desabilitado para Elvas. Passava pouca gente e a fonte estava meio abandonada e esquecida», relata. 

   As relações comerciais entre Arronches e Elvas faziam desta fonte um local estratégico de paragem para matar a sede. Mas era preciso dignificá-la com honras de maior visibilidade. 

   Eis que surgiu a ideia de deslocalizar o monumento - cerca de dois quilómetros - para o Largo da Cadeia (hoje Largo Serpa Pinto), onde se encontra até aos dias de hoje. Decorria a década de 1960. 

   O processo ganhou forma peça a peça e a fonte passou a ser um atractivo na vila alentejana, onde as pombas de leque emprestam um charme peculiar ao jardim.

   Ainda assim, como noutras fontes, também nesta houve (há?) lugar a um mergulho na polémica. Nem todos concordaram com a trasladação do monumento e nem faltou quem até há pouco tempo reclamasse em plena Assembleia Municipal a instalação de uma réplica no local original.

Artigos Relacionados

« Voltar