Património

0000-00-00

Melhor compositor ibérico nasceu em Elvas e a sua obra está de regresso à Sé

 
As obras musicais do padre Manuel Rodrigues Coelho, que nasceu em Elvas em 1555 e se celebrizou como o melhor compositor de Portugal e Espanha da época, estão entre os mais de cem livros pertencentes à Sé de Elvas, que deverão regressar à cidade durante este ano. O seu futuro espaço está a ser habilitado na casa do Vestiário dos Cónegos da Igreja de Nossa Senhora da Assunção.

A revelação foi feita pelo padre Ricardo Lameira, que dá conta de um "património histórico fabuloso", enquadrando as obras do compositor elvense que se dedicou à música desde os oito anos.

Viria a ser o mestre de capela nas catedrais de Elvas e Badajoz, antes de ocupar o cargo de primeiro organista da catedral de Lisboa em 1603. Por aqui se manteve até 1633. Foi ainda admitido como membro da Capela Real do rei D. Filipe II na qualidade de capelão e organista.

O regresso a casa dos livros de música aguarda apenas a desinfestação do Vestiário dos Cónegos, para garantir que os documentos ficam em segurança, tratando-se de um trabalho inserido na intervenção que nos últimos tempos tem decorrido na Sé de Elvas.

"Estamos a recuperar a Sacristia, com a Direcção Regional de Cultura. Agora passamos a limpar a Casa do Cabido, Sala do Capítulo e vamos desinfestar o Vestiário dos Cónegos, que é uma casa que nunca levou qualquer arranjo", sublinha.

A partir desta intervenção estarão reunidas as condições para que os livros regressem à cidade, após terem estado entregues na Direcção Regional de Cultura do Alentejo, que tem tratado da sua manutenção. "Estão todos em bom estado", afiança o padre Ricardo Lameira, revelando que, à boleia dos livros, a Sé vai avançar com a criação de "um pólo de arte e de conhecimento, mas também de estudos para quem quiser ter essa possibilidade."

Ainda segundo Ricardo Lameira, a recuperação dos livros inscreve-se no protocolo que foi assinado com Arquidiocese de Évora, estabelecendo que após o processo de limpeza dos livros, estes serão entregues na Sé de Elvas.
 

Artigos Relacionados

« Voltar