Património

2023-03-12

Parece apenas o tecto do Teatro Bernardim Ribeiro? É uma tela e faz anos hoje

ESTREMOZ. A tela que reveste o tecto do Teatro Bernardim Ribeiro assinala hoje 102 anos. A pintura representa o Triunfo e é da autoria do pintor e decorador de Portalegre Bemvindo Ceia, que colaborou na decoração do Teatro Politeama, em Lisboa, entre outros edifícios públicos, tendo sido presidente da direcção da Sociedade Nacional de Belas-Artes


 
   O recente restauro da tela exibe um curioso detalhe, quando em 2015 o pintor Gonçalo Jordão - que vive em Mourão - trabalhava na manutenção do fresco no Teatro Bernardim Ribeiro, tendo recebido em Estremoz a notícia de que o filme Grand Budapest Hotel tinha vencido o Óscar de Melhor Direcção de Arte. Gonçalo Jordão tinha pintado os cenários e a partir daqui nunca mais parou de pintar cenários para filmes e séries internacionais. 


   Recorde-se que o Teatro Bernardim Ribeiro encerrou recentemente as comemorações dos 100 anos, tendo sido inaugurado em 22 de Julho de 1922, com a presença da Companhia Amélia Rey Colaço - Robles Monteiro. O projecto de construção foi iniciado em 1916, tratando-se de uma sala de espectáculos de inspiração italiana da autoria de Ernesto da Maia. 

   Este ex-líbris de Estremoz foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal em 1997.
 

Artigos Relacionados

« Voltar