Eventos

2023-03-02

Alandroal foi à BTL cozinhar uma ´caldeta´ em cesto de bambu. Maravilha

O Chefe José Júlio Vintém avisava que ia cozinhar a carpa e o barbo de uma forma diferente. E cozinhou. Já vamos provar. Estamos na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) onde o Alandroal promoveu esta quarta-feira o Festival de Peixe do Rio que arranca já amanhã

TEXTO l Roberto Dores


 
   José Júlio Vintém começaria por levar ao lume as panelas com o caldo e os aromas, enquanto os filetes dos peixes já tinham sido previamente temperados com sal e açucar, acompanhados de uma cura à base de casca e sumo de limão. 

   Agora vinha a novidade. Um cesto de bambu «entra em cena» para receber os peixes e é colocado sobre uma das panelas onde os aromas já fervilham. De onde vêm os cestos de que se fala? São vendidos em lojas dedicadas à comida Oriental. Em alguns minutos (poucos) a carpa e o barbo estão no ponto para serem a atracção da ´caldeta´.

   «Ao ser cozido no vapor, o peixe vai largar o sumo, digamos assim, para dentro da panela onde está a ser feito o refogado que vai dar sabor à sopa», explicava o chefe

   Os alunos da Escola de Hotelaria de Portalegre iam servindo o público que passava para provar a iguaria, enquanto o presidente da Câmara do Alandroal, João Maria Grilo, aplaudia a promoção conseguida pelo Festival do Peixe do Rio à boleia da BTL. 


   «Temos já esta experiência da BTL coincidir com o festival do peixe e temos feito sempre a promoção aqui. Conseguimos estabelecer uma correlação entre quem contacta com o festival e quem nos visita», avançava o autarca.

   João Maria Grilo classificava a BTL como «a principal montra do turismo do país para profissionais e público em geral. Para nós, é muito importante estar aqui», assumia o edil, que alertava para as questões da «identidade e da tradição» que andam de mãos dadas na aposta que o Alandroal tem feito para se afirmar como a Capital das Cozinhas do Rio.
 

 

 
 

Artigos Relacionados

« Voltar