Eventos

2023-02-28

Alandroal leva peixe do rio à escola para os alunos provarem

 
O desafio terá lugar dia 10 de Março, quando os «chefes» representados no Festival de Peixe do Rio - que começa esta sexta-feira - entrarem na Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira. Vão tentar convencer o paladar dos alunos de que o pescado que cruza as águas doces da região pode substituir o hambúrguer ou a pizza. Tarefa difícil?

TEXTO l Roberto Dores
 FOTOS l CMAlandroal

   «Temos programado um almoço com uma base de peixe do rio», explica José Júlio Vintém, chefe que volta a colaborar com o certame do Alandroal, apostado em reverter a preferência dos mais jovens pelo ´fast food´, alertando para a importância de «mostrar a riqueza desta região». Diz o mesmo responsável que «o peixe do rio é tudo o que está envolvido à volta do rio».
 

   O projecto poderá funcionar como espécie de balão de ensaio para que o futuro passe a contemplar a inscrição de barbos, carpas, achigãs, lúcio percas ou sáveis pescados no Guadiana nas ementas das escolas do concelho.

   E reúne a simpatia da autarquia há algum tempo. O presidente do Município, João Maria Grilo, sublinha que o objectivo não passa por fazer uma grande transformação, quando se pensa em oferecer aos alunos um filete de lúcio perca em vez de um filete de pescada.
 

   «Isto é fácil de conseguir e significa que vão, pela primeira vez, consumir um produto local, que vai abrir caminho para que de futuro possa acontecer mais vezes», refere o autarca, ressalvando que o processo é acompanhado pelas nutricionistas da escola.

   João Maria Grilo espera um resultado positivo, avançando que os alunos até falam com os pais sobre o tema do peixe do rio. «A recolha de receitas foi muito interessante, porque participaram com a família. Fica a percepção de que comem peixe em casa, o que é um aspecto muito positivo», resume o edil.
 

Artigos Relacionados

« Voltar