Eventos

2023-04-10

EMOÇÃO EM TERENA. Senhora da Boa Nova sai domingo do Santuário ao encontro de São Pedro

 
Se ainda não conhece a «Procissão do Encontro» saiba que tem a oportunidade de assistir a uma das maiores e mais emotivas romarias do Sul já este domingo. Ao pôr-do-sol e perante centenas de velas. No meio do campo


   A saída da Procissão do Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova está agendada para as 18.30 horas, iniciando-se um cortejo rumo à vila de Terena. Pela mesma hora, da Igreja Matriz, sai também à rua a procissão que conduz a imagem de São Pedro, padroeiro da freguesia.

   É ao pôr-do-sol que se dá o emotivo encontro, tradicionalmente testemunhado por milhares de fiéis, celebrado com a queima de foguetes, sendo aqui proferido o habitual Sermão «pregado por um distinto orador sagrado», segundo anuncia a organização a cargo da Confraria da Senhora da Boa Nova.
A chegada da imagem da Senhora da Boa Nova à Igreja Matriz será saudada com mais fogo-de-artifício, enquanto que antes do recolher da Procissão tem lugar a bênção do Santíssimo Sacramento sobre a vila, os campos em redor e todos os peregrinos. 
 

   Na manhã de segunda-feira, feriado municipal no Alandroal, tem lugar o regresso  da Senhora da Boa Nova ao seu Santuário, a partir das 11.00 horas, após percorrer as ruas do centro histórico de Terena. A entrada da imagem no templo será acompanhada de uma salva de morteiros, seguida da também célebre despedida com recurso ao aceno de lenços brancos e o hino de Nossa Senhora.

Que festa é esta?

A origem da Romaria de Nossa Senhora da Boa Nova é desconhecida, mas será, provavelmente, o culto mariano mais antigo do país a sul do Tejo. Decorre em Terena (Alandroal) 
A celebração faz-se num ambiente rural na Segunda-Feira de Pascoela - feriado municipal no concelho do Alandroal - quando ocorre a Procissão solene de regresso ao Santuário, percorrendo as ruas do centro histórico de Terena.
Paralelamente às celebrações religiosas, há bailes e garraiadas. 
 
Programa completo das festas no perfil do Facebook «Santuário Boa Nova»

Artigos Relacionados

« Voltar