Eventos

2023-03-02

«Famílias do Alandroal voltaram a ter orgulho em comer peixe do rio nas suas casas»

Facto. O peixe do rio abandonou, definitivamente, o estatuto de «parente pobre» da gastronomia e começa a impor-se como sendo «tão bom ou melhor do que o peixe de mar», segundo opiniões partilhadas por vários chefes da cozinha portuguesa

TEXTO l Roberto Dores

 
   E o presidente da Câmara do Alandroal, João Maria Grilo, tem acumulado exemplos frequentes desta nova realidade, à medida que aumenta a procura de pratos de carpas, barbos ou lucio percas - entre outros - nos restaurantes do concelho. 

   Para o autarca - que falava ao Sul Ibérico durante a apresentação do Festival do Peixe do Rio na BTL - o trabalho promocional que tem sido feito para afirmar o concelho como a Capital das Cozinhas do Rio tem dado frutos, num processo que carrega consigo «identidade e tradição». 


   Como assim? «Pegamos nessa identidade e nessa tradição e tentámos levá-las até às pessoas. Nos restaurantes, em primeiro lugar, mas também à comunidade local, porque sem esse envolvimento estaríamos a trabalhar no vazio. É um esforço que sentimos recompensado", acrescenta o autarca.

   João Maria Grilo reporta-se ao impacto que esta aposta tem assumido, por exemplo, no aumento da procura de pratos de peixe do rio nos restaurantes do concelho, mas não só. «As famílias do Alandroal voltaram a ter orgulho de consumir peixe do rio nas suas casas», justifica, congratulando-se pelo facto das novas gerações  partilharem tradições ligadas ao peixe do rio.

   «Isto cria dinâmicas para que, quem nos visita, sinta que está perante um produto autêntico, genuíno e que vale a pena conhecer", resume.
 

Artigos Relacionados

« Voltar