Eventos

2022-05-12

Já experimentou o jogo do Alquerque? Agora pode

O jogo é milenar, mas ainda vamos a tempo de aprender como se pratica esta modalidade. Alandroal capital do Alquerque dá mote a um conjunto de actividades que vão ser promovidas nos dias 21, 22, 28 e 29 de Maio, com oficinas, workshops, campeonatos e até prémios.

Como participar? As inscrições podem ser feitas até dia 20 de Maio na Biblioteca Municipal do Alandroal ou através dos números 965 644 579 ou 932 088 849.

E de que jogo se trata? É um jogo (ou jogos) com fortes marcas na região ainda aos dias de hoje, depois dos nossos antepassados terem grafitado inúmeros tabuleiros, por exemplo, em escadas, muros e bancos em pedra das vilas e aldeias. 

Aliás, o termo «alquerque» quer dizer, precisamente «jogo», tendo sido com este nome que o Rei Afonso X de Castela imortalizou três tabuleiros e algumas formas de jogá-los no seu «Libro de los Juegos». 

Desde o século XIII inúmeros tabuleiros foram sendo gravados em todo o tipo de rochas ou edifícios, sendo encontrados em escavações arqueológicas desde a Idade do Bronze.
 
JOGAR NA RUA

A página oficial da Câmara do Alandroal diz-nos que o jogo é uma actividade tão antiga como a própria humanidade, submetida a regras que definem ganhadores e perdedores. Os Jogos de Tabuleiro são uma das formas particulares dessa herança cultural, existentes em vários pontos do país. 
Um dos locais onde podem ser encontrados jogos em bom estado é o Alandroal. Estão identificados na vila três jogos que mostram caraterísticas idênticas: são o palco de «batalha» entre dois adversários, cuja destreza mental é essencial para alcançar a vitória.
O Alquerque, geralmente com 25 casas, remonta ao antigo Egipto, tendo sido introduzido na Península Ibérica pelos muçulmanos. Alguns estudiosos defendem que o Jogo das Damas descende do Alquerque. Os exemplares de Alandroal são deste último tipo.
 
FONTE DAS BICAS 

Feito em mármore, está localizado nos degraus e muretes laterais da Fonte das Bicas (edificada nos séculos XVII/XVIII), na praça da República.
Existem cinco bases de jogo de Alquerque dos Doze, com os tabuleiros a apresentar pequenas covas circulares em vez dos tradicionais traços.
Estes tabuleiros foram intensamente usados, como o comprova o enorme desgaste das concavidades.
 
CAPELA DE S. SEBASTIÃO
 
Feitos em tijoleira e mármore, dois jogos de Alquerque de Doze estão situados na Capela de S. Sebastião, no Largo Major Roçadas. Um está numa das tijoleiras de revestimento de um banco lateral, no exterior da capela. O outro fica no acesso à capela, defronte da porta principal. Nenhuma das gravações de pedra revela demasiada erosão.
 
 
 NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
 
Dois jogos de Alquerque dos Doze está localizado num dos degraus da escada principal da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no interior do Castelo (Rua do Castelo). Para melhor identificação, fica situado no lado direito do segundo degrau, por baixo do patamar da entrada.
As suas concavidades distribuem-se por 5×5 linhas, num total de 25 casas, e não são muito profundas.

Artigos Relacionados

« Voltar