Eventos

2023-02-03

O que fazem jovens árvores dentro de barcos em Alqueva?   

 
Trata-se de uma instalação artística com paisagem cénica exposta junto ao Centro Náutico de Monsaraz

   Este projecto que venceu o concurso Archi’Nature 2022, assinado pelo artista Ivo Andrade, e já está exposto no Lago Alqueva, segundo avança a autarquia de Reguengos. A instalação artística intitulada «Itinerários pelo entendimento do que nos rodeia» vai ser inaugurada este domingo, pelas 11.00 horas.


   No concurso promovido pelo Município de Reguengos de Monsaraz, Ivo Andrade propôs abordar a sensibilização para a importância da árvore no equilíbrio dos ecossistemas, criando uma paisagem cénica de árvores dentro de três barcos junto às margens do lago. As jovens árvores de espécies autóctones e adaptadas ao clima da região vão permanecer nos barcos próximo do Centro Náutico de Monsaraz até serem plantadas no local definitivo.

   Neste projecto europeu, o júri composto pelos parceiros do Festival Archi’Nature, por um representante da autarquia e outro de uma associação local, escolheu o projecto de Ivo Andrade que foi premiado com 1500 euros para cobrir custos associados à participação e realização da obra. 
Ivo Andrade é um artista que realiza exposições desde 2006 e incorpora no seu trabalho o uso de diferentes disciplinas e materiais, desde fotografia, desenho, pintura, vídeo, instalação e projectos site-specific, trabalhando temas como os dispositivos de mediação do real, vacuidade e condição humana, mas também questões ligadas aos ecossistemas e modos de vida sincronizados com a natureza e os seus ciclos.


   O concurso Archi'Nature 2022 é co-financiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia e visa valorizar o território e os seus recursos naturais e paisagísticos através da arte, promover a utilização de materiais ecológicos na criação de obras de arte e reconhecer e premiar a criatividade.

Artigos Relacionados

« Voltar