Eventos

2024-02-23

«Orgulho para Estremoz contar com Ruy de Carvalho na galeria do Teatro Bernardim Ribeiro»

 
 
É este sábado. Pelas 21.30 horas Ruy de Carvalho sobe ao palco do Bernardim Ribeiro como um dos actores da peça «A Ratoeira», uma das histórias mais célebres de Agatha Christie. No final, o actor, que celebra 97 anos a 1 de Março, vai ser homenageado, com o descerramento de uma pintura com o seu retrato, que irá figurar para sempre na galeria dos artistas do Teatro Bernardim Ribeiro

TEXTO | Roberto Dores
 
   A reacção de Ruy de Carvalho à proposta da Câmara de Estremoz foi revelada esta sexta-feira pelo chefe da Divisão de Desenvolvimento Sociocultural, Hugo Guerreiro, ao programa «Agenda do Município», transmitido pela Rádio Despertar - Voz de Estremoz. «Não me diga que me vão fazer isso», comentou o actor, a quem também chamam «Senhor Teatro», com 80 anos de carreira.

   «É uma vida pela cultura e ainda trabalha com muito gosto», recorda Hugo Guerreiro, revelando que foi Gustavo Fernandes o autor da pintura que vai imortalizar Ruy de Carvalho na galeria de notáveis do teatro estremocense, com uma imagem relativa à interpretação do Rei Lear. 

   Hugo Guerreiro não poupa elogios à pintura, assegurando que «o quadro ficou muito bem conseguido. O resultado final superou as expectativas", enfatiza, assegurando que parece uma fotografia. 

   «De certeza que a cidade ficará muito orgulhosa de contar com Ruy de Carvalho nesta galeria. Vai ser algo marcante na programação cultural deste ano e é muito bonito o município de Estremoz extravasar as fronteiras do município», acrescenta o mesmo responsável, aludindo ao peso da figura nacional que está em causa.
 
«A Ratoeira» que sobe ao palco
 
   A homenagem terá lugar após a peça de teatro «A Ratoeira» - sendo o nome original «Mousetrap» - quel tem batido todos os recordes, estando mesmo registada no Guinness Book of Records, como a peça há mais tempo em cena. 

   Trata-se de uma produção da Yellow Star Company, que conta com encenação de Paulo Sousa Costa, tendo como interpretes, além de Ruy de Carvalho, Filipe Crawford, Sara Cecília, Henrique de Carvalho, Sofia de Portugal, Daniel Cerca Santos, Luís Pacheco e Elsa Galvão.

   Conta a história de um grupo de desconhecidos que está preso numa pensão durante uma tempestade de neve, um dos quais é um assassino. Os suspeitos incluem o casal recém-casado que explora a pensão e as suspeitas nas suas mentes quase arruínam o seu casamento, até ali, perfeito. 

   Outros são solteirões com um passado curioso. Um arquitecto que parece melhor equipado para ser um chefe, um major aposentado do Exército, um homenzinho estranho que alega que seu carro avariou numa estrada ali perto e um jurista que torna a vida miserável para todos. 
 
   Entretanto, aparece um polícia, que vem de esquis, através da tempestade. Mal chega, o jurista é morto. Para chegar ao raciocínio do padrão do assassino, o polícia investiga os antecedentes de todos os presentes.
 

Artigos Relacionados

« Voltar