Eventos

2023-02-03

Alandroal dá dez árvores por pessoa contra o calor. Ciência atesta benefícios na saúde

 
O ponto de encontro é a Praça da República. A partir das 10.00 horas e até ao meio-dia e meia pode levantar até um limite de dez árvores autóctones da região, desde que esteja inscrito em https://alemrisco.org/quero-arvores/. É grátis. E quanto às reais vantagens de plantar árvores? Olhe que vale muito  a pena

   Conselho: Não se esqueça de levar um vaso ou, pelo menos, um saco para transportar as suas árvores. A oferta inscreve-se no Projecto Além Risco, que persegue o desígnio de «uma comunidade resiliente às ondas de calor», tendo plantado 50 mil árvores nos aglomerados urbanos, para reforçar essa adaptação, envolvendo as populações dos 14 municípios do Alentejo Central.

Em Março de 2021 Alandroal plantava as primeiras árvores no projecto Além Risco que ambicionam aumentar o coberto vegetal do concelho

   Sobre a «mais-valia» para a saúde que traduz a plantação de árvores, confirmou-se há dias que elas têm a capacidade de reduzir em um terço as mortes causadas pelas altas temperaturas do Verão nas cidades, segundo um estudo divulgado na revista «The Lancet».

   Uma equipa de investigação de Barcelona descobriu que das 6700 mortes prematuras nas cidades europeias em 2015, um terço destas (2644) poderia ter sido evitada caso o número de árvores urbanas tivesse aumentado em 30%. 

   Os investigadores também descobriram que a sombra fornecida pelas árvores reduziu as temperaturas urbanas numa média de 0,4 graus durante o Verão.

   «Já sabemos que as altas temperaturas em ambientes urbanos estão associadas a resultados negativos para a saúde, como insuficiência cardiorrespiratória, internamentos hospitalares e mortes prematuras», realçou a principal autora do estudo, Tamara Lungman, do Instituto de Saúde Global de Barcelona.

   O objectivo da investigação, acrescentou a especialista, é «informar as autoridades sobre os benefícios de integrar estrategicamente as infra-estruturas verdes no planeamento urbano de forma a promover ambientes urbanos mais sustentáveis e resilientes e contribuir para a adaptação e mitigação das alterações climáticas».
 

Artigos Relacionados

« Voltar