Eventos

2023-09-05

Calceteiros portugueses vão renovar rua de Badajoz. Espanhóis são «fãs» da nossa calçada

A ideia é mudar a imagem da «calle San Juan» - rua de São João, para os menos familiarizados com o castelhano - que em tempos foi a artéria mais comercial do centro de Badajoz. A autarquia diz que o pavimento será semelhante ao do centro histórico de Elvas, depois de nos últimos tempos os espanhóis terem assumido a sua preferência pela calçada lusa. Ao ponto de já a terem reconhecido como «bem protegido» na Praça de Cervantes

   A autarquia anuncia que o assentamento da calçada vai contar com uma equipa especializada de calceteiros contratada em Portugal, devendo as obras durar cerca de mês e meio. Os trabalhos já começaram, com o levantamento do chão daquela rua pedonal, estando a empreitada incluída num orçamento de 1,5 milhões de euros, que abarca a instalação de uma plataforma única em 12 ruas da zona antiga de Badajoz.   

   O investimento do município ambiciona embelezar o principal acesso à Praça Alta a partir da Praça de Espanha, tendo este projecto surgido cerca de dois anos depois da calçada à portuguesa da Praça de Cervantes ter sido classificada como Património Histórico e Cultural da Estremadura, passando a ser considerada um bem protegido.

Datada de 1888, é o exemplo mais antigo da calçada portuguesa que existe em Espanha, mas este novo estatuto fez disparar os contactos espanhóis junto dos calceteiros de Gáfete (freguesia do Crato), autores de vários trabalhos do género pelas calçadas da vizinhança estremenha.

FOTO DFE CAPA l ElPeriodico
 

 

Artigos Relacionados

« Voltar