Eventos

2023-08-19

Este «assobio» é uma homenagem aos Bombeiros de Estremoz. Faz parte de uma exposição inédita

É uma das peças surpreendentes para ver na exposição que este sábado abriu portas no Posto de Turismo de Estremoz. Há quem lhe chame «apito» e quem prefira «assobio». Mas ao longo desta mostra, que vai ficar patente ao público até 30 de Setembro, o exemplar construído por Manuel Broa tem a função de contribuir para uma homenagem aos bombeiros da terra que estão a celebrar os seus 90 anos
  
   O «assobio», cuja imagem fala por si, junta-se a mais 11 peças em barro - serão mais 12 em breve - que dão corpo à exposição com o mote «Os Bombeiros aos Olhos dos Barristas de Estremoz». 


   Escutemos o comandante Carlos Machado. «Lançámos o desafio à Câmara, que fez o mesmo aos nossos barristas e conseguimos fazer isto. É uma divulgação dos bombeiros e do trabalho dos nossos artesãos, que é património mundial», assinala, mostrando-se convicto de que a colecção que hoje está no Posto de Turismo reúne potencial para chegar as outros espaços. 

 
   O próprio presidente da Câmara, José Daniel Sádio, assume que há abertura  dos barristas e da Direcção dos bombeiros para levar a exposição a outros espaços do concelho e até do país. «É uma exposição digna e tem tudo para ser uma grande exposição», enfatizou o autarca, admitindo que a mostra concilia «património mundial, resiliência, altruísmo e reconhecimento por parte dos estremocenses».
 

   Segundo o presidente da Direcção dos Bombeiros, Carlos Ferreira, após a exposição, os bonecos de barro seguem para uma outra mostra no quartel até ao final das comemorações dos 90 anos - em Outubro - podendo depois ser visitados no museu que os próprios bombeiros têm no edifício. Isto porque alguns barristas já manifestaram a intenção de doarem as suas peças.
 
 

Artigos Relacionados

« Voltar