Eventos

2023-05-21

Estremoz precisa que alunos de Turismo conheçam a história da cidade. Festival da Rainha ajuda

 
 
O Festival da Rainha, que «invadiu» o Castelo de Estremoz este fim-de-semana, é diversão, é música, é gastronomia e convívio, mas também é pedagogia. Sobretudo para os alunos do curso de Turismo da Escola Secundária Rainha Santa Isabel, que nesta altura das suas vidas se encontram a estagiar, naquele que será o último passo rumo ao mercado de trabalho
 
TEXTO l Roberto Dores
 
   E como é importante saber mais e mais sobre a história da cidade! Que o diga o próprio director da escola, Luís Miguel Rato: «O próprio turismo obriga-os a conhecer um bocadinho mais da cidade», sublinhou o dirigente após o cortejo de abertura que antecedeu o início da feira medieval, após a entrega das chaves de Estremoz ao Rei Dom Dinis e Rainha Dona Isabel.


   O curso de Turismo da secundária estremocense está entre os organizadores do Festival da Rainha, que junta escola e autarquia, com Luís Miguel Rato a enfatizar a importância dos alunos estarem preparados para este género de actividades.

   «Eles estão todos a estagiar e a maior parte está a estagiar em Estremoz. Se nós queremos alunos preparados não basta haver diversão. É preciso também trabalhar. Digo-lhes muitas vezes que os estágios são a porta de entrada do mercado de trabalho. Têm que aproveitar a oportunidade», sublinhou o mesmo responsável.


   O director acrescentava ainda que o turismo é um mercado emergente no concelho e que precisa de muita mão-de-obra, justificando a renovada aposta da escola num novo curso dirigido ao sector já no próximo ano lectivo. «O curso termina este ano, mas vamos oferecê-lo novamente. De certeza que vamos ter alunos suficientes para abrir a turma», registou.

   Luís Miguel Rato assumia ainda que há outras necessidades associadas a este ramo de actividade, ao nível de cozinha e restauração, mas «nem sempre é possível responder a tudo», admitiu.
 

Artigos Relacionados

« Voltar