Eventos

2023-08-17

Folhas já têm cor de Outono e caem das árvores. Seca e calor explicam o fenómeno

Agosto ainda só vai a meio, mas já há folhas secas que estão a cair das árvores, como se de um Outono antecipado se tratasse. O fenómeno raro está a afectar grande parte do Alentejo e os ambientalistas pedem investigação 


   A Quercus alerta que ao longo das últimas semanas registou centenas de Carvalhos-negrais com as folhas secas em vários concelhos do Alto Alentejo. Dá o exemplo do Crato, Nisa, e, sobretudo, no Parque Natural da Serra de São Mamede, entre Castelo de Vide, Marvão e Portalegre.

   «As árvores apresentam tonalidades amareladas, nada comuns em pleno Verão e as folhas caem muito antes do tempo, desnudando os ramos. É ainda mais preocupante por este fenómeno da seca prematura das folhas de carvalhos-negrais se verificar pelo terceiro ano consecutivo», avança a associação ambientalista.

   A Quercus acrescenta ainda que perguntou ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) se já foram investigadas as causas da seca das folhas das árvores mas ainda está a aguardar resposta. «Também sobre o solicitado em 2021 e em 2022, não obteve resposta. Seria importante que se investigasse se existe alguma praga ou doença que afecte a vitalidade dos carvalhos», enfatiza.

   Recorda que no ano passado se verificou um fenómeno semelhante durante o mês de Julho e no ano de 2021 foi durante o mês de Agosto. «O assunto foi exposto pela Quercus em várias reuniões da Comissão de Co-gestão do Parque Natural da Serra de São Mamede, sem que se tivesse obtido qualquer resposta», refere a associação, admitindo que o fenómeno possa estar associado à seca e ao calor intenso que se faz sentir. «A Quercus apela a que se faça uma investigação rigorosa do fenómeno, pois receia que os ecossistemas do Alto Alentejo possam estar em perigo», reitera.

   A Serra de São Mamede representa praticamente o limite sul da distribuição desta espécie em Portugal, constituindo uma «ilha ecológica», rodeada pela planície alentejana, de influência mediterrânica, mais seca.

   Como referido por vários cientistas, os carvalhais de Carvalho-negral desempenham importantes e imprescindíveis funções de conservação dos nossos recursos físicos, ambientais e biológicos. Criam o habitat natural de muitas das nossas espécies de flora e fauna, sendo essenciais para a preservação e fomento dessas espécies. Exercem um importante papel na conservação e melhoria dos solos, da água, do clima e mesmo da paisagem natural que caracteriza muitas das nossas regiões. Paralelamente, são uma importante fonte de recursos lenhosos e não lenhosos, pelo que há um conjunto de actividades humanas que lhes estão associadas, contribuindo para uma melhoria das economias locais e regionais. Os carvalhais desempenham com primazia estas múltiplas funções e utilizações (Carvalho, 2007).
 

Artigos Relacionados

« Voltar