Eventos

2024-04-09

Galhardete da Senhora da Boa Nova foi recuperado. 20 anos depois

Foi uma imagem que percorreu décadas entre os espelhos retrovisores dos automóveis em Portugal. «Quando víamos o galhardete da Senhora da Boa Nova pendurado no espelho de algum carro, identificávamos logo como sendo alguém que esteve em Terena. Era algo icónico do Santuário», diz Luís Almas, da Confraria da Boa Nova. A recordação desapareceu há cerca de duas décadas, mas este ano optou-se por recuperá-la, juntando-a à vitrina das lembranças
 
 
   Apesar de já pouco (ou nada) se usarem galhardetes nas viaturas, a Confraria optou por retomar a produção deste tipo de bandeira triangular, que identifica Terena e o País sob a protecção da Senhora da Boa Nova, tendo aproveitado as festas da Pascoela - que decorreram este fim-de-semana - para apresentar a lembrança. 
 
   «Será algo com cerca de 50 anos. Até mandámos fazer no mesmo sítio», revela Luís Almas, recordando como já na casa da avó havia o mesmo galhardete. «Tínhamos aqui um modelo diferente, mas as pessoas estavam tão habituadas a este que queriam mesmo este», justifica o dirigente. O galhardete poderá ser adquirido no Santuário durante todo o ano.  
 

Artigos Relacionados

« Voltar