Eventos

2024-07-02

Lago do Gadanha recebe concerto memorável com Sexta Sinfonia de Beethoven

Aponte na agenda: Estremoz, 17 de Julho, a partir das 21.30. O Lago do Gadanha vai apresentar-se com um cenário idílico, abrindo palco a um concerto singular da Orquestra Sinfónica de Portland, que fará uma tournée por Portugal e Espanha
 
  A Orquestra escolhe Estremoz para oferecer um espectáculo à população «pela sua forte actividade cultural e beleza patrimonial». A entrada é livre para ouvir a Sinfonia nº6, OP. 68, em Fá Maior, (Pastoral), de Beethoven, uma obra da primeira década do século XIX, que testemunha a fase mais produtiva do compositor.

   Foram anos marcados por insucessos amorosos e em que a surdez que o acomete avança implacavelmente, mas Ludwing Van Beethoven explode como génio  original, adotando em definitivo uma atitude romântica face à vida e à arte. 

   Um dos textos sobre a sua vida testemunha como a Sexta Sinfonia foi composta entre os anos de 1806 e 1808, mas já se encontram esboços dessa obra em blocos de notas que datam de 1802. 

   O próprio título da sinfonia deu trabalho a Beethoven. Pensou chamá-la inicialmente «Sinfonia Característica ou Lembranças da Vida Campestre». Imaginou depois chamá-la Sinfonia Pastorella, mas optou finalmente pelo nome que conhecemos hoje: Sinfonia Pastoral. 
 

Artigos Relacionados

« Voltar