Eventos

2023-05-08

Marcelo e Costa juntos para acompanhar prémio a Guterres em Cáceres

 
CUACOS DE YUSTE (CÁCERES). O secretário-geral da ONU, António Guterres, recebe esta terça-feira o Prémio Europeu Carlos V numa cerimónia presidida pelo Rei Felipe VI, onde vão estar presentes Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa
 
   A cerimónia tem lugar em Yuste (Cáceres) tendo o júri da 16ª edição do Prémio Europeu Carlos V decidido atribuir o galardão a António Guterres pela «sua larga trajectória de vida dedicada ao compromisso social e o processo de construção europeia».

   A Fundação Academia Europeia e Ibero-americana de Yuste destaca ainda a dedicação do antigo primeiro-ministro português à «dignidade humana como núcleo de seu trabalho, abordando crises globais». 

   O júri teve ainda em linha de conta o «trabalho e compromisso de Guterres para responder à pandemia da Covid-19, à guerra na Ucrânia e à abordagem em torno da emergência climática»

   Esta é a terceira vez que o Prémio Carlos V é atribuído a um português, depois de ter distinguido Jorge Sampaio (em 2004) e José Manuel Durão Barroso (em 2014).

Artigos Relacionados

« Voltar