Eventos

2022-09-23

PASSEIO NO ALANDROAL. O santuário rupestre com escadaria talhada na rocha

«Caminhos para o Passado» dá o mote ao passeio que a autarquia do Alandroal promove este sábado, ao longo da ribeira do Lucefécit, contemplando uma visita guiada ao povoado da Rocha da Mina, na freguesia de Terena. A partida está agendada para as 17.00 horas
 
   A Rocha da Mina é apresentada como um «santuário rupestre» que se encontra implantado num «esporão rochoso com vertentes abruptas», segundo apuraram as escavações já realizadas no sítio, cujo resumo é exibido no Portal do Arqueólogo, em https://arqueologia.patrimoniocultural.pt/ .

   Uma das características mais curiosas da Rocha da Mina, segundo os mesmos estudos, dá conta da existência de uma escadaria e de pavimentos talhados na rocha, tratando-se de elementos recorrentes num número relativamente elevado de santuários pré-romanos. São interpretados frequentemente como «altares de sacrifícios».

   Entre vestígios visíveis estão ainda os muros de xisto, tendo a última campanha de escavações permitido confirmar a existência de uma zona de carácter habitacional, complementar da área especificamente ritual do santuário. 

   «Permanece, contudo, a dúvida se as estruturas se enquadram no próprio complexo ritual do santuário ou se se trata de um verdadeiro povoado onde aquele se integra», avança a investigação.

   As campanhas de escavação reuniram um espólio de cerâmica manual de produção regional, onde se regista a presença de grandes formas de armazenagem. Foram encontrados bordos e asas de ânforas lusitanas e do vale do Guadalquivir, cerâmica campaniense e cerâmica comum da Bética.

Artigos Relacionados

« Voltar