Eventos

2023-07-28

Quem disse que nunca mais havia festas de São Lourenço? A tradição regressa hoje

São Lourenço de Mamporcão, no concelho de Estremoz, esteve «quatro longos anos» sem celebrar as festas em honra do seu padroeiro. Houve mesmo quem afirmasse que a tradição estava perdida e que dificilmente os festejos voltariam a sair à rua. Enganaram-se. Um grupo de jovens deitou mãos à obra, montou o arraial e esta noite começa a festa em grande
 
TEXTO l Roberto Dores
 
   Fomos ao ponto mais alto de São Lourenço visitar o local das festas. «Está tudo pronto, está lindo. Deu muito trabalho montar isto tudo e até meti férias do trabalho. Mas se é para fazer as festas, vamos fazer as melhores de sempre», atira Jorge Bailoa, um dos membros da organização, que está a cargo da Associação 8 Bairros, recentemente criada por jovens da terra, que terminaram os respectivos cursos e regressaram às origens.




   Momento ideal para revelar o programa para hoje: O bar é o primeiro a abrir e exibe uma grelha generosa que anuncia grelhados para os três dias de festa. Pelas 20.00 horas avança a quermesse, cujas receitas revertem para a conhecida causa «Lourenço o Lutador». Haverá ainda um outro stand destinado aos Amigos da Terceira Idade. Às 22.00 a música de Paulo Lopes dá o mote para o primeiro bailarico do fim-de-semana. Para a 01.00 o cartaz anuncia a tão esperada largada. 

   Voz a Mauro Carrapiço, presidente da Associação 8 Bairros: «As pessoas da freguesia estão muito contentes com o regresso das festas, que são a nossa tradição. Havia algum desânimo e até quem dissesse que as festas nunca mais se faziam, porque não havia ninguém que assumisse isto. Nós trouxemos uma nova dinâmica e esperamos que a freguesia se anime», diz.


   O dirigente anuncia um total de 500 lugares sentados em redor da igreja de São Lourenço e muita actividade até domingo, quando terá lugar a procissão pelas ruas da terra, após a missa solene, com a saída dos santos da freguesia, a partir das 10.45 horas. «A saída dos andores é um momento muito importante e emocionante para as pessoas», resume Mauro Carrapiço.

Artigos Relacionados

« Voltar