Eventos

2023-04-02

Sou o «ti Inácio», tenho 78 anos e sou motard

Chama-se Inácio Pisco Rosado, mas os companheiros motociclistas preferem chamar-lhe como ele mais gosta: «Ti Inácio». Aos dias de hoje mantém pelas motos a mesma paixão que descobriu nos anos 70. E não falha um passeio como o que está quase a começar. Motores ligados em plena Praça da República do Alandroal. Vai arrancar o 10º Alqueva Tour com 300 participantes 
 
TEXTO l Roberto Dores
 
   «Adoro estes encontros. Só não venho se estiver doente.», garante-nos Inácio Pisco Rosado do alto dos seus 78 anos, enquanto nos apresenta a moto do momento: «Tenho esta Honda Wilde 650, mas já tive uma Royal Enfield e uma Kawasaki Vn 800. Isto é uma uma paixão enorme», diz-nos, garantindo estar preparado para cumprir o percurso até Beja, com passagem por Reguengos de Monsaraz e Moura. «Acho que está tudo em condições. Vamos lá ver se nos portamos bem até ao fim».


   Nascido e criado no Alandroal, tal como se apresentou, fez a vida na Baixa da Banheira (Concelho da Moita), mas exibe com o orgulho a «chancela» do  Motorklub Alandroal, aplaudindo o trabalho que tem sido realizado ao longo dos anos. «Temos um presidente que dinamiza muito isto. Oxalá possa chegar à minha idade com muita saúde, para que estes encontros se prolonguem por muitos anos», diz.


   O presidente é Luís Guerra, que antes da partida para o 10º Alqueva Tour entregou ao presidente da Câmara do Alandroal, João Maria Grilo, uma placa alusiva aos dez anos do passeio. «Somos uma organização dos grupos de motards do Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Moura e Beja. Todas as edições partimos de uma localidade diferente e este ano é o Alandroal», revela, alertando para o cariz turístico associado à iniciativa.

   Luís Guerra destaca ainda as duas paragens da comitiva no caminho até Beja: Paredão de Alqueva e Moura. «Têm direito a dois reforços. Em Beja será o almoço», resume o mesmo responsável
 
«Motorklub Alandroal tem feito um trabalho muito interessante»

 
   O presidente da autarquia marcou presença na partida para o 10º Alqueva Tour, congratulando-se com o contributo que o Motorklub Alandroal tem dado «nas dinâmicas internas do concelho». João Maria Grilo afirma que a organização motociclista «tem feito um trabalho muito interessante de divulgação do concelho», apontando o passeio deste domingo como o exemplo paradigmático.
 
   «Isto representa uma forma simples de mostrar o nosso concelho a outras pessoas de região, que podem interagir e conhecer mais. Muitos dos que estiveram na partida dormiram cá esta noite e estiveram na restauração local. Isto não é só um encontro de motards. Também é importante para os próprios locais onde o encontro acontece», enfatizou o autarca.

 
   João Maria Grilo recordou ainda o relevante papel dos elementos do Motorklub no Natal, com os «pais natal motards» que percorrem todo o concelho a distribuir lembranças às crianças. «Depois participam em muitos eventos e temos muito gosto em ajudá-los em tudo», concluiu João Maria Grilo.

Artigos Relacionados

« Voltar