Eventos

2023-10-23

Vem aí a festa da empada. Vamos a Arraiolos comer uma? Ou duas?

Aponte na agenda: De 27 de Outubro a 5 de Novembro Arraiolos junta a 22ª Mostra Gastronómica, com o 14º Festival da Empada e a Feira do Tapete de Arraiolos. O objectivo da Câmara passa por valorizar a economia local e criar uma maior dinamização do território.
 
   Fixemo-nos na empada. Puxemos pelo enquadramento histórico que dá conta dos «saberes seculares» que passaram pelas gerações conservando os aromas. Mas de onde vem, afinal, esta tradição? 

   Paremos por uns instantes nos anos 30 do século passado, quando o Café Visitação anunciava que ali se faziam as «verdadeiras empadas de Arraiolos». Estava em disputa com o Café Ideal, que reclamava como suas, as «genuínas» empadas de galinha. Assegurava que já vendia para Estremoz, Lisboa, Porto e Estrangeiro. E desde 1922. É o que vem nos livros.

   Avancemos agora até aos dias de hoje, quando Arraiolos se prepara para abrir portas a um argumento de peso para que a iguaria possa ser degustada. Será à boleia da Mostra Gastronómica do Concelho, que vai ocupar o pavilhão Multiúsos a partir desta sexta-feira e até dia 5 de Novembro.

   Ao lado das empadas vão à mesa outras tradições e sabores da gastronomia alentejana, regadas com os vinhos de castas seleccionadas. Os queijos também por lá andarão. Tal como os doces conventuais ou o mel

   À festa não faltam os célebres tapetes de Arraiolos, que em Setembro de 2021 alcançaram a publicação do registo oficial no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, aguardando-se agora pela apresentação junto da UNESCO, onde o ponto de Arraiolos vai tentar conquistar a classificação.

   «Este evento visa promover e divulgar a nossa gastronomia, os nossos vinhos e todas as potencialidades turísticas, culturais, históricas e patrimoniais, aumentando a visibilidade das empresas, com vista ao reforço da economia e ao fortalecimento da nossa identidade territorial», assegura a autarquia presidida por Sílvia Pinto.
 
 

Artigos Relacionados

« Voltar