Eventos

2023-06-07

Vila Viçosa abre porta para o passado e mergulha no Renascimento. Conta-me como foi

A Feira de Inspiração Renascentista, que a partir de sexta-feira anima Vila Viçosa,  tem a dinamização do turismo e da cultura no horizonte. O Castelo é o ponto de encontro, onde peças da história se reúnem até domingo, mas o Paço Ducal recebe um  espectáculo especial na noite de sábado, com a Festa do Foral Novo, pela Décadas de Sonho
 
   O certame tinha início agendado para quinta-feira, mas a autarquia optou por adiar a abertura da festa para sexta-feira, perante a ameaça de mau tempo, que iria colocar  «em causa o normal funcionamento do evento e causando problemas a todos os mercadores, artesãos e tasquinhas», justificou há instantes o Município
 
   Assim sendo, o Mercado Ducal e a exposição de instrumentos de tortura abrem logo às 15.00 horas, seguindo-se, pelas 18.00, a abertura das áreas temáticas, com acampamento castrense, falcoaria, jogos renascentistas, entre outras atracções. Os  cortejos históricos estão agendados para sábado e domingo, pelas 18.00 horas.
 
   A autarquia avançou, entretanto, que vai apostar na sustentabilidade do evento, que será «livre de plástico». Ou seja, o município adoptou o sistema de «copo único» para o evento, abolindo o plástico em todo o certame. «O copo oficial da Feira irá ser de barro, devidamente vidrado e com certificação para poder ser utilizado em produtos alimentares», avança a Câmara calipolense.
 
   As tasquinhas irão ser responsáveis pela venda do copo, que deverá ser reutilizado por todos os visitantes. Por todo o recinto do evento haverá ilhas de reciclagem de forma a manter todo o espaço  devidamente limpo. 
 

Artigos Relacionados

« Voltar