Eventos

2024-02-05

Vimieiro vai fazer um nógado maior que três piscinas olímpicas

Uma verdadeira tentação para os apreciadores deste típico doce que a população do Vimieiro (concelho de Arraiolos) leva à mesa em tempo de Carnaval. Vão ser 160 metros de nógado para degustar no próximo domingo
 
   Falamos de um recorde, tendo em linha de conta que o nógado do ano passado tinha menos dez metros do que o «exemplar» projectado para este ano. Para se ter uma ideia do comprimento, podemos recorrer à imagem de uma piscina olímpica - que mede 50 metros - para perceber que o nógado de domingo vai superar o equivalente a três piscinas.  

   Mas que tradição é esta, afinal, em torno do célebre nógado que chama centenas de visitantes ao Vimieiro? A confecção da iguaria é promovida pela Câmara de Arraiolos, que reconhece a especificidade do «Nógado do Vimeiro», sendo um evento que pretende preservar a qualidade deste produto endógeno, evitando a utilização abusiva da marca. 

   A autarquia ambiciona mesmo transformar o nógado, que afirma pertencer «inequivocamente» à cultura dos habitantes do Vimieiro, num produto turístico com reflexos positivos na economia da freguesia e do concelho.

   A degustação do nógado é um dos pontos altos do Carnaval de Arraiolos, que anuncia, entretanto, um conjunto de outras actividades promovidas pelo  Município, estabelecimentos de ensino, movimento associativo local e freguesias.

   Sexta-feira tem lugar o desfile carnavalesco nas ruas de Arraiolos, onde se integram as creches, jardins de infância, escolas, projecto sénior «e todos os interessados, individualmente ou em grupo», revela a autarquia. O desfile terá início pelas 10.00  horas junto à Igreja Matriz, percorrendo a Rua Mello Mexia, Rua Cunha Rivara, Travessa do Rossio, Largo 25 de Abril, Travessa do Algarvio, Rua Alexandre Herculano e Praça do Município, onde terá lugar um baile tradicional.

   Esta iniciativa tem a colaboração do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, Centro Infantil Augusto Piteira, Associações de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho e  Santas Casas da Misericórdia de Arraiolos e Vimieiro.
 

Artigos Relacionados

« Voltar