Notícias

2023-01-20

210 MIL EUROS. É a verba com que o Alandroal apoia estudantes e bombeiros

 
As acções de prevenção e socorro ao serviço da comunidade dos Bombeiros do Alandroal vão contar com um apoio do município superior aos 170 mil euros em 2023, enquanto os alunos do concelho que estejam a frequentar o ensino superior vão ser contemplado com 58 bolsas de estudo, num valor global de 40 890 euros

   A autarquia presidida por João Maria Grilo considera que o apoio atribuído aos bombeiros se inscreve num aumento «bastante expressivo» em relação a anos anteriores, devendo-se ao «suporte de 50% dos vencimentos das duas Equipas de Intervenção Permanente (EIPs) agora existentes». 

   O município recorda que já apoiava uma primeira equipa e passou agora a assumir igual compromisso para a criação de uma segunda equipa, o que corresponde, no conjunto, a um investimento de mais de 80 mil euros, permitindo a criação de mais cinco postos de trabalho. 

   «Os restantes 50% dos vencimentos das duas equipas são suportados pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil», revela ainda a autarquia, acrescentando que conta também entregar à corporação uma viatura de socorro 4x4 de valor superior a 60 mil euros. 

   A Câmara compromete-se ainda a estar «ao lado da associação para explorar as possibilidades de financiamento de viaturas e equipamentos que serão abertas pelo Alentejo 2030 e outros apoios de âmbito nacional».

   Esclarece a autarquia que o restante valor corresponde aos habituais protocolos de colaboração para apoio às funções e actividades da autarquia, em especial na esfera da Protecção Civil, tendo sido sempre exemplar e cooperação e resposta conseguida e actividades comuns, como o Passeio Todo-o-Terreno Lucefecit TT em que a associação humanitária dos bombeiros voluntários e a autarquia são co-organizadores.

   Para os estudantes do concelho que estão a frequentar o ensino superior, a Câmara aprovou a atribuição das 58 bolsas de estudo, representando mais duas face ao ano lectivo passado e mais quatro comparando com 2020/21.

   Cada aluno vai receber 705 euros, repartidos por três tranches de 235 euros, num investimento total da autarquia de 40 890 euros.

   «O município procedeu recentemente a uma revisão do regulamento de atribuição de bolsas de estudo, de modo a contemplar os mestrados integrados como parte normal do ciclo de estudos, sendo apoiado o primeiro mestrado realizado, seja ou não de seguimento da licenciatura», revela a Câmara, acrescentando que deste modo «é possível apoiar mais alunos por mais tempo, assim como a diversidade da formação.»
 

Artigos Relacionados

« Voltar