Notícias

2023-04-16

«A praia mudou a nossa aldeia. Até já recebemos visitas no Inverno»

Um grupo de moradoras de Montejuntos não perde a oportunidade de acompanhar de perto os «craques» do remo que mostram o que valem em plena praia das Azenhas d´El Rei. É uma prova inédita por estas paragens, que decorre este domingo. A temperatura já antecipa o Verão e até a água parece convidar a um mergulho. A conjugação perfeita para que centenas de pessoas desfrutem do primeiro dia de praia do ano


TEXTO l Roberto Dores

 
   «Isto foi muito bom para dinamizar a nossa economia. Aliás, assim que se começou a falar da praia notou-se logo que vinham aqui pessoas à procura de casa para comprar», diz Patrícia Piteira, a presidente da Junta de freguesia de Capelins, que integra o grupo de moradoras de Montejuntos que aplaudem os atletas participantes no Campeonato Nacional de Remo.

   «Neste momento, Montejuntos deve ter apenas uma ou duas casas para venda», quantifica a autarca, acrescentando que «a praia mudou a nossa aldeia. Este ano tem tido temperaturas mais quentes e até recebemos visitas no Inverno», revela, depois de ter metido a mão dentro de água para perceber como estava a temperatura. «Está muito boa já, ela nunca arrefece muito».



   Ali ao lado já havia crianças a molhar os pés à medida que as provas de remo iam decorrendo, fruto de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Remo e a Câmara do Alandroal, que trouxe às águas de Alqueva mais de 300 remadores de 20 clubes para discutirem o Nacional de Fundo. 

   Até à tarde deste domingo (cerca das 16.00 horas) estão previstas diversas regatas de longa distância. Os atletas de ParaRemo vão percorrer 2 mil metros, os juvenis e veteranos fazem 4 mil e os juniores e os seniores competem em provas de 6 mil 

   O vereador João Balsante destacou a importância do Alandroal ser o palco para a relização destas provas, relembrando que quando a praia fluvial das Azenhas d´el Rei foi projectada, já se tinha  pensado em ir além das actividades balneares.

   «Temos que dinamizar, valorizar e trazer para aqui  as provas náuticas, como acontece com o remo ou caiaque, mas também outras que nos diferenciem daquelas provas que já existem noutros territórios do Alentejo» salientou o autarca. 

   João Balsante quer ir mais além, desejando que o campeonato nacional que hoje se disputa por aqui «seja um pontapé de saída importante para começarmos a dinamizar estas actividades desportivas».
 

Artigos Relacionados

« Voltar