Notícias

2023-07-20

Achigã na brasa regado com molho de alho e coentros. É de fazer água na boca

 
Fixemo-nos ao lado do grelhador, onde daqui a uns instantes vão assentar os achigãs pescados nas «goelas de Alqueva» com passaporte para o almoço do dia no Centro Cultural de Cabeça de Carneiro, no concelho do Alandroal. Já estão escalados e prontos para irem ao lume
 
TEXTO l Roberto Dores
 
   «Nós tratamos de os grelhar e depois o cozinheiro trata de pôr o molho», refere Sérgio Rocha, que veste a capa de ajudante do grelhador de serviço. Chama-se António José e veio de Setúbal até ao Alentejo. «Costuma dizer-se que são muitos anos a virar frangos, mas eu tenho é muitos anos a virar peixe», ironiza, revelando que é um habitué em encontros motards.
 
   Já os achigãs assam depressa. Há que virar a grelha e está quase. Cinco minutos, mais ou menos. Têm mais de 20 centímetros, talvez cerca de 30. Sérgio explica-nos que foram capturados à linha nas «goelas de Alqueva». Onde fica isso? «É onde entram os afluentes para a barragem. É aí que eles sobem mais nesta altura do ano», refere, enquanto António José deposita os primeiros exemplares na travessa.

Sérgio Rocha e António José tomam conta da grelha

   Avançam mais quatro achigãs para cima das brasas e eis que nos assalta uma dúvida. Afinal,  quando se deve pôr o sal? Antes ou depois do peixe ir ao lume? «O peixe deve ser colocado no fogareiro e só depois levar o sal, porque, à medida que vai aquecendo, o sal vai-se entranhando no peixe e fica mais saboroso», assegura.

   O toque final está a caminho pela mão de Bruno Carreiro. É o proprietário da casa que decidiu abrir em Dezembro de 2022 no Centro Cultural de Cabeça de Carneiro, onde residem pouco mais de 250 habitantes. É conhecido como «Codilho» e até gosta, mas isso é outra história.

   Vamos ao remate da iguaria, feita à boleia de um molho à base de alho, coentros e margarina. «E leva algum segredo também», admite, justificando que por esta altura o achigã está em alta, depois do defeso até Maio. «Esta altura é mais propícia para se apanhar este peixe. E está excelente». Bom apetite.

Artigos Relacionados

« Voltar