Notícias

2024-03-26

Arraiolos recuperou fonte histórica com 500 anos

 
A Fonte da Arregaça foi construída em 1563 pelo «mestre pedreiro João Marques», morador na vila. Foi a Câmara quem ordenou a sua construção, segundo a descrição de Túlio Espanca no «Inventário Artístico do Distrito de Évora». A actual autarquia procedeu agora à requalificação 
 
   Além da fonte também a sua envolvente e os acessos foram alvo de uma obra de requalificação financiada pelo «PDR2020», no valor superior aos 153 mil euros, num total de 192 mil euros de investimento.

   «À beleza do lugar podemos juntar a sua antiguidade, a curiosa arquitectura e a sua história singular», assinala o Município, destacando a «construção de alvenaria e planta rectangular, coberta por cúpula hemisférica» da Fonte da Arregaça, que teve também chafariz para animais de carga.

   O Município recorre ainda a Cunha Rivara, segundo o qual «a grande concorrência a esta fonte era origem, às vezes, de desordens e escândalos, ao que a autoridade municipal tratou de obviar, nas Posturas que se fizeram em 1588».

   Por tudo isto, a requalificação da fonte «permite preservar memórias e reabilitar património municipal, ganhando aquele espaço uma nova vida», resume a edilidade.
 

Artigos Relacionados

« Voltar