Notícias

2022-03-31

Combustíveis baixam 20 cêntimos em Espanha mas gasolineiras sentem ameaça

A partir desta sexta-feira entra em vigor o designado Real Decreto do Governo espanhol que vai permitir aos automobilistas passarem a pagar menos 20 cêntimos para cada litro de combustível. Esta medida é a resposta à inflacção que disparou nos últimos tempos, com forte impacto na gasolina e gasóleo. Mas as gasolineiras receiam sentir na tesouraria os efeitos desta medida.

Explicam os empresários do sector dos combustíveis que caberá às gasolineiras aplicar esta medida, adiantando o valor de desconto por litro - 15 cêntimos assumidos pelo Governo e cinco pelas gasolineiras - o que terá implicações no negócio a médio prazo.

Principalmente para os postos de abastecimento de low cost, uma vez que trabalham com margens de lucro mais baixas, entre os cinco e os dez cêntimos por litro, o que significa que vão a passar a trabalhar «no negativo por cada litro vendido», alertam, assumindo que vão passar a dispor de menos capital para comprar combustível.

Na prática, os donos das gasolineiras queixam-se da falta de informação sobre a forma e prazo para serem ressarcidos das verbas que a partir desta sexta-feira vão começar a adiantar. A legislação contempla apresentar um modelo especial nos dias 15 de Maio, Junho e Julho, mas os empresários afirmam que continuam sem receber uma informação clara sobre as datas do reembolso.
 

Artigos Relacionados

« Voltar