2023-09-02
«É um orgulho ver as associações crescerem ao nosso lado. Isto não existia há uns anos»
A Praça da República do Alandroal foi «tomada» pelas Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição e a animação não se fez esperar. Com a hora de jantar à porta, a noite começou com a correria nas tasquinhas. Logo viria Syro e depois o sempre aguardado bailarico
TEXTO l Roberto Dores
O presidente da Câmara, João Maria Grilo, destacava a aposta diversificada nas festas, mas não perdia de vista - precisamente - a importância que as tasquinhas representam ao longo do fim-de-semana.
«Estão aqui as associações do concelho. Registo com muito agrado esta dinâmica que existe hoje. É um orgulho ver as associações crescerem ao nosso lado e fazerem acontecer. Isto não existia há uns anos», sublinhava o autarca, acrescentando que aos dias de hoje as associações de outras localidades do concelho «têm vontade» de se deslocar ao Alandroal. «É para trabalharem connosco e nós, ao longo do ano, trabalhamos com eles.»
O edil refere que a Câmara tem fomentado esta colaboração, envolvendo as associações nas actividades do município. «Eles sentem-se bem acolhidos e sente que é proveitoso. Acabam por gerar novas dinâmicas para as suas próprios associações».
Quanto à festa, o autarca assume tratar-se de um momento de reunião de famílias e amigos numa espécie de encerramento das festas do concelho. «Ao longo do ano vamos tendo festas por todas as freguesias e esta é um marco. Assinala ainda o fim das férias e o início do ano laboral e lectivo».
Esta sexta-feira teve lugar a primeira largada de touros no largo de Santo António. Sábado praticamente acorda com a largada de touros às 10.00 horas, depois da arruada da banda do Centro Cultural do Alandroal. A garraiada tem lugar às 17.00 horas e pelas 21.30 há lugar para a Tuna da Universidade Popular Túlio Espanca. Às 22.30 actuam os Expensive Soul, na Praça da República. No castelo, DJ Carvalho, Kura e DJ T prosseguem pela noite dentro.