Notícias

2022-03-23

Elvas Capital de Teatro com peças para todas as idades

 
A conversa começa azeda entre Fátima Tripa e Vitória Mendes, mas é "coisa" de actrizes, que serve apenas para anunciar que são duas das personagens que domingo (Dia Mundial do Teatro) sobem ao palco do Cine Teatro de Elvas para exibirem a peça  "Ao que nós chegámos", do grupo "OS MAIORES do TEATRO, da Associação Juvenil Arkus.

A peça traduz uma espécie de lançamento do 24º Festival Internacional de Teatro de Elvas, que volta a juntar a comunidade escolar, evolvendo todo o Agrupamento n.º 3 entre 4 e 8 de Abril. O evento que atrai outras escolas do país e de Espanha, apontando a um total de dez grupos de teatro e 15 actuações para todos os públicos.

Estimativa de assistência? «5 mil pessoas», diz Carlos Beirão, professor e mentor do festival, que destaca a importância dos alunos conhecerem novas peças, alertando que «muitas das peças estão associadas ao programa», exemplificando a parte de Frei Luís de Sousa. 

«É sempre muito bom que eles assistam a esta representação, porque os ajuda a conhecer melhor essas obras e isso é uma mais-valia para eles", diz o docente. A título de exemplo, sugere a sessão do 11º A, feita por alunos da própria escola que vão representar para os colegas. «os alunos do 12º ano também poderão relembrar esta peça que poderá sair nos exames nacionais», acrescenta.

Ou seja, é como se de uma aula práctica se tratasse em cima do palco, como admite a directora do agrupamento, Fátima Pinto, revelando que «há uma práctica de articular aquilo que é a parte curricular com o teatro». A  directora assume que é mais fácil para o aluno ser motivado para a leitura do livro.

Artigos Relacionados

« Voltar