Notícias

2024-03-17

Elvas «veste de amarelo» primeiros líderes do Troféu Superprestígio

 
Elvas assistiu hoje à coroação dos primeiros líderes do Troféu Superprestígio Bikeservice, a maior competição de ciclismo amador do país e cuja estreia aconteceu em simultâneo com a 2.ª edição do EuroBEC Granfondo. Da Avenida de Badajoz, em pleno coração da cidade alentejana, partiu a quase totalidade dos inscritos (um pouco mais de 1400) para percorrerem as três distâncias a concurso (granfondo, mediofondo e minifondo)
 
   O enorme pelotão incorporou atletas de 16 nacionalidades, sendo que 400 destes deslocaram-se da vizinha Espanha, onde o EuroBEC Granfondo fez novamente uma incursão que levou os ciclistas à histórica Olivença. Juntamente com a vila de Campo Maior, de onde partirá a edição de 2025, este granfondo é uma iniciativa dos municípios de Elvas e Badajoz.

   «Foi um grande dia de ciclismo. Desde as condições meteorológicas, à elevada participação e ao modo como a prova decorreu, tudo se conjugou para que este EuroBEC fique na memória de todos quantos nele participaram», disse Manuel Zeferino, da organização. Para ex-ciclista e vencedor da Volta a Portugal (1981), a corrida fica também «marcada positivamente» por ter sido o palco para o arranque de «uma iniciativa única» no nosso país: «foi dado o tiro de partida» para apurar os vencedores do primeiro Superprestígio Bikeservice.

   Este troféu é composto por sete provas, disputa-se entre Março e Outubro, e vestirá de amarelo os melhores atletas e equipas em cada distância a concurso. Seguem-se agora os granfondos de Viana do Castelo, Douro, Gerês, Bragança, Monção e Melgaço e, por último, Amarante.

   À passagem por Barbacena, quando ainda faltavam 20 km para a chegada, a diferença entre a frente da corrida (3 minutos) e o grupo perseguidor permitia antecipar que o vencedor absoluto do granfondo (152 km) seria apurado entre os quatro ciclistas da fuga que se começou a desenhar por volta do km 85. Já com o cronómetro a confirmar a fascinante média horária de 41,5 km, uma queda a escassos metros da meta deu o triunfo ao espanhol Pedro Cidoncha (Tany Nature), com o tempo de 3h40m18s. A 32 segundos, ficou Vítor Araújo (Penacova), enquanto que Carlos Brito (Brinox) entrou para a 3.ª posição, com 3h41m04s.

   Nas senhoras, Daniela Pereira (Brinox) foi a mais forte (3h56m42s) na distância “rainha”. A espanhola Ana Dillana (Movistar) cruzou a meta 37 segundos depois e, já com 4h36m26s, Inês Raimundo (Associação Naval Amorense) assegurou o 3.º lugar no pódio.

   Os 113 km do mediofondo tiveram em Gonçalo Filipe (Penacova) o vencedor (2h45m49s) da geral. Pedro Gaio (Paredes Aventura), a apenas 3 segundos, e Igor Cruz (Brinox), a 10, foram 2.º e 3.º classificados, respectivamente. Também da Brinox, Marlene Seara (2h57m20s) triunfou na categoria das senhoras. Diana Porto (3h18m14s) e Patrícia Leite (3h18m38s), ambas da formação Love Tiles, completaram por aquela ordem o pódio do mediofondo.

   Com o registo de 1h25m40s, Fábio Abreu (Proteu) triunfou na geral do minifondo (57 km) após um sprint apertado com o seu colega de equipa, Igor Alves (1h25m41s), juntando assim mais um troféu à extensa lista de vitórias que acumula nesta categoria. A 2m03s, entrou Marco Guerreiro (JIC) para a 3.ª posição. Mónica Hernández (Louriña) chegou isolada à meta e gastou 1h39m28s para assegurar a vitória na categoria absoluta feminina. Dois minutos depois e separadas por apenas 7 segundos, Daniela Boas (Brinox) e Carina Rodrigues (Love Tiles), respectivamente, foram 2.ª e 3.ª classificadas.

   Símbolos da liderança do Superprestígio Bikeservice nas respectivas distâncias, partem de amarelo para disputar o Granfondo de Viana do Castelo os ciclistas Pedro Cidoncha, Gonçalo Filipe, Fábio Abreu, Daniela Pereira, Marlene Seara, Mónica Hernández.
 
Créditos fotos: © Bikeservice

Artigos Relacionados

« Voltar