Notícias

2022-07-13

Estremoz suspende PDM para construir nova estrada

 
Trata-se de um caminho alternativo e paralelo à avenida de Santo António, já cortada ao trânsito devido ao perigo de derrocada da pedreira 177. A futura estrada vai ter oito metros de largura e será desviada cerca de 30 metros da zona de risco, para que a segurança seja garantida. O dobro dos 15 metros que a lei refere



   Para viabilizar esta obra, considerada de elevada prioridade - a avenida de Santo António traduz uma das principais entradas da cidade para quem circula na Estrada Nacional 4 - o executivo aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a suspensão parcial da primeira revisão do Plano Director Municipal de Estremoz, precisamente no troço que confina com a avenida  e com a pedreira denominada «Santo António».

   Explicou o presidente da autarquia, José Daniel Sádio, que a zona onde vai passar a futura estrada está classificada como sendo de recreio e lazer, pelo que à luz da lei do ordenamento é preciso proceder à suspensão temporária do PDM.

   O processo segue agora para as entidades competentes, para que se pronunciem. «Aquilo que queremos, e é nisso que estamos a trabalhar, é que ele (o processo) consiga ir ainda para a reunião extraordinária da semana que vem, para que se consiga avançar no momento seguinte com o concurso urgente», sublinhou o o autarca na reunião do executivo que teve hoje lugar.


   A nova estrada, que, segundo a autarquia poderá devolver a normalidade à circulação automóvel no mês de Setembro, vai ter estatuto de provisória, mas José Daniel Sádio revelou que a via será construída como se fosse definitiva. Porém, a autarquia tem o objectivo de fechar definitivamente este acesso à cidade, no médio prazo, após a construção de uma nova ligação à EN4 com o prolongamento da avenida Rainha Santa Isabel. 
 
   Recorde-se que desde 2019 são referidos riscos de derrocada do talude junto à pedreira, embora as conclusões do estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) não tivessem dado como certo o perigo iminente de desmoronamento, em situações ditas «normais». 

   Porém, os tempos que correm podem provocar imponderáveis, com o presidente do município a alertar que atravessamos um período crítico, em que podem acontecer fenómenos anormais, com vagas de calor e humidade relativa.

   O talude exibe uma extensão próxima dos 300 metros e, perante o corte da estrada, a autarquia avançou para um plano alternativo de circulação no interior da cidade.



Plano de Sinalização Temporária terá incidência em estradas com duas áreas de jurisdição
 
MUNICIPAL 

»»Avenida de Santo António onde será parcialmente interdito o tráfego pedonal e rodoviário na zona adjacente ao núcleo A da pedreira 177

»»Troço da EN18 desclassificado desde o entroncamento com a Rua de Serpa Pinto, até à rotunda da Boneca Primavera;
 
»» Arruamentos da urbanização de Mendeiros e da Urbanização Monte Real;
 
NACIONAL
 
»» Sinalização temporária a colocar na Estrada Nacional 4 a pré-avisar no sentido nascente-poente que o acesso para o centro da cidade de Estremoz será interdito pela Avenida de Santo António.
 

Artigos Relacionados

« Voltar