Notícias

2023-07-31

«Ficámos apaixonados por Estremoz. Queremos voltar para recordar estes dias lindos»

 Dançam frente a frente ao som de uma melodia que escapa ao conhecimento musical do repórter. São ritmos da Guatemala. Reparamos que os homens põem as mãos atrás das costas, enquanto o casal balança para um lado e para o outro. A entrada deste texto serve apenas para ilustrar a animação que percorreu o fecho das pré-Jornadas Mundiais da Juventude em Estremoz


TEXTO l Roberto Dores


 
   Escutemos antes o que disseram estes «bailarinos» sobre os dias que passaram em Estremoz. «Ainda faltam palavras para descrever a forma como nos receberam. Vamos levar isto para toda a vida nos nossos corações. Foi uma festa permanente. Muito obrigado por tudo o que nos deram», enfatizaram, enquanto assumiam que esperam regressar ao Alentejo. «Ficámos apaixonados por Estremoz. É natural que queiramos voltar para recordar estes dias lindos».


   Um dos representantes de El Salvador afinava pelo mesmo diapasão. Erguia a bandeira do seu país para garantir que teve «muita sorte com a forma como foi acolhido. Encontrámos uma cultura tão diferente da nossa, mas tão rica. É um orgulho poder partilhar estes momentos com gente tão dedicada a tratar bem quem vem do outro lado do mundo», dizia este peregrino, após aplaudir a actuação do novo grupo de cante «Os da Boina», que subiram ao palco da praça de touros na noite em que todos os peregrinos foram desafiados a mostrarem algumas das suas tradições.

   
   Ana Basaloco, a coordenadora da equipa do Comité Organizador Paroquial (COP) de Estremoz, assumia que «valeu a pena» ter trabalhado quase um ano na preparação deste projecto. «Tem corrido lindamente, tem sido uma experiência fantástica toda a semana. Tivemos aqui culturas diferentes, mas com pessoas muito humildes, que estão muito reconhecidas pelo acolhimento que demos», sublinhava a mesma representante, fazendo fé que os peregrinos «vão levar Estremoz no coração. Estamos muito orgulhosos.»

   O presidente da Câmara, José Daniel Sádio, apontava no mesmo sentido, assinalando que a cidade viveu por estes dias  «momentos únicos» e que os cerca de 300 peregrinos que estiveram no concelho vão levar «boas recordações» da região. O autarca destacava a «oportunidade única» que os designados «Dias nas Dioceses» traduziram para Estremoz, tendo, por isso mesmo, procurado acompanhar todas as actividades, conferindo «grande importância» aos intercâmbios culturais que as jornadas foram exibindo. 

Recorde-se que os cerca de 300  jovens que estiveram por estes dias em Estremoz integravam a lista dos 1 645 peregrinos da Arquidiocese de Évora inscritos de forma oficial na Jornada Mundial da Juventude, que começa esta terça-feira em Lisboa e dura até domingo. 
 

Artigos Relacionados

« Voltar