Notícias

2023-03-08

Lembra-se do roubo das 45 garrafas de vinho? Já é conhecida a sentença

Os autores do roubo das 45 garrafas de vinho do Restaurante Atrio de Cáceres, avaliadas em 1.648.500 euros, vão cumprir penas de prisão

TEXTO l Roberto Dores
 
   O tribunal decidiu condenar Gabriel Dimitru, a quatro anos e meio de cadeia, e a sua companheira, Priscila Guevara , a outros quatro anos. O acórdão argumenta que existe uma «prova directa» e 17 indícios contra os suspeitos. O teste de ADN deixou claro que o casal passou a noite na habitação 107 na noite do roubo.

   O paradeiro do vinho mantém-se no segredo dos deuses. Uma das garrafas estava avaliada em 310 mil euros. Era um exemplar único no Mundo: Chateau d´Yquem de 1806.
   
   Foi um roubo digno de filme. O mais mediático dos últimos anos na Estremadura espanhola. Passou-se no Restaurante Atrio de Cáceres (na foto), em Outubro 2021, mas em Julho de 2022 seria assunto em foco na vizinha Espanha, porque a Polícia Nacional revelou que os autores do furto milionário tinham sido detidos na Croácia. 
 
   O furto teve lugar a 27 de Outubro de 2021, tendo a investigação apurado que o homem e a mulher suspeitos do crime estavam «altamente especializados e com experiência a realizar este tipo roubo, com uma planificação milimétrica», segundo avançam as autoridades. 
 
   A mulher ficou alojada no Hotel Atrio, tendo formalizado a reserva mediante um documento falso da suíça. Depois de jantar no restaurante junto de seu cúmplice, visitaram ambos a adega, convidados pelos colaboradores do hotel, tratando-se de um procedimento normal junto dos clientes. 
 
   Após a visita o casal subiu e entrou no quarto, tendo o homem voltado a sair, momentos depois, dirigindo-se ao sótão onde se localiza a adega. Conseguiu abrir a porta com recurso à chave mestra, que tinha logrado furtar momentos antes. 

   As imagens disponibilizadas pela polícia mostraram o momento em que o homem entrou na adega, de onde foi filmado a sair momentos depois com três mochilas - uma em cada mão e outra às costas - já carregadas com as garrafas.
 
   Para proteger as garrafas de se partirem, utilizaram várias toalhas do quarto do hotel onde estavam hospedados. 
Como manobra de diversão junto do funcionário de serviço, a mulher pediu que lhe fosse preparado alguma coisa para comer, apesar da cozinha já estar encerrada.
 
   O roubo foi descoberto na manhã seguinte, quando os suspeitos do furto já tinham  abandonado a unidade hoteleira. O sistema de videovigilância captou a fuga do casal pelas 5.30 da manhã.
 

Artigos Relacionados

« Voltar