Notícias

2022-09-27

POUPANÇA. Luzes de Natal só até à meia-noite e 100 km de velocidade máxima

 
De 6 de Dezembro de 2022 a 6 de Janeiro de 2023, a iluminação natalícia em Portugal só poderá funcionar entre as 18.00 e as 24.00 horas. Esta é uma das dezenas de medidas que constam do plano de poupança de energia aprovado pelo Governo e cuja resolução foi esta terça-feira publicada em Diário da República
 
   Entre as variadas medidas, a resolução recomenda a adopção de teletrabalho e a redução da velocidade máxima nas estradas para os 100 km.

   No que toca às medidas para reduzir o consumo de energia relacionado com iluminação interior e exterior, a iluminação com carácter decorativo de edifícios será desligada a partir das 22.00 horas no período de Inverno e a partir das 23.00 horas no Verão. A iluminação das montras e similares também serão desligadas após o encerramento do estabelecimento.

   Relativamente à climatização dos espaços, a temperatura máxima no Inverno será de 18 ºC  e o mínimo de 25 °C no Verão. Os espaços com entrada directa para a rua com sistema de climatização ligado devem manter portas e janelas fechadas e os sistemas de aquecimento a gás ou do tipo ar condicionado/bombas de calor em espaços do tipo esplanada (exteriores e interiores) devem também estar desligados.

   Governo determinou também, a partir de 1 de Outubro, uma suspensão temporária nos recursos hídricos de 15 albufeiras, «até que sejam alcançadas as cotas mínimas da sua capacidade útil que venham a ser estabelecidas». O executivo criou «uma reserva estratégica de água nas albufeiras associadas aos aproveitamentos hidroeléctricos» identificados no diploma.

Artigos Relacionados

« Voltar