2022-02-23

Rui Nabeiro é o embaixador da Eurocidade entre Elvas, Campo Maior e Badajoz

23/02/2022
 
A revelação foi feita pelo presidente da Câmara de Elvas, José Rondão de Almeida, que em Março vai assumir a presidência da Eurobec, tendo anunciado o nome de João Paulo Garrinhas como coordenação da «ambicionada» cidade a três que junta Badajoz, Campo Maior e Elvas.

A revelação do autarca foi feita durante a reunião de Câmara desta quarta-feira, após um encontro entre o edil elvense com os presidentes das câmaras de Badajoz e Campo Maior. 

Além do nome de Rui Nabeiro para embaixador da Eurobec - que é encarado como um impulso mediático deste projecto - ficou decidido que a Eurocidade vai ter uma sede, a partir de Março, que deverá ser acolhida num espaço do pavilhão da Feira de Badajoz (IFEBA) e três funcionários a tempo inteiro escolhidos por cada um dos municípios. 

Caso não seja possível ter acesso a um espaço físico no pavilhão da Feira de Badajoz, Rondão de Almeida coloca o Caia como alternativa, admitindo ceder algumas instalações da autarquia.

O autarca de Elvas, que questionou o resultado de todos estes anos de Eurobec junto das populações, assume querer reunir condições para garantir que durante a sua presidência da Eurocidade vai "cumprir um determinado projecto", acrescentando que os autarcas passam a reunir todos os meses, na primeira segunda-feira, às 16 horas.
 
Elvas quer colocar 
parque empresarial 
na agenda da Eurocidade
 
Rondão de Almeida destacou a importância dos três concelhos da Eurocidade se apoiarem em vários projectos, destacando que Ignacio Gragera, o alcaide de Badajoz, pede que seja formado um lóbi para reclamar o centro ibérico de energias renováveis para o território espanhol, enquanto Elvas pede apoio para o desenvolvimento do Parque Empresarial como complemento à plataforma logística que está sedeada em Badajoz. 

O projecto de Rondão de Almeida está apontado para a Herdade da Comenda, que está sob a alçada do INIAV -  Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. O autarca revelou que já abordou o assunto com o presidente daquele organismo, que "achou muito interessante a ideia. Podemos criar um grupo de trabalho entre a Câmara e o INIAV", resumiu.

 
Roberto Dores

[label_related]

« Back