Notícias

2023-01-06

Seguro paga 800 mil euros pelo roubo de 45 garrafas de vinho

 
Há novidades no caso do roubo das 45 garrafas de vinho do Restaurante Atrio de Cáceres. 800 mil euros foi o valor que a companhia de seguros decidiu pagar aos proprietários da garrafeira, apesar das 45 garrafas estarem avaliadas em 1.648.500 euros

   Os suspeitos do roubo continuam em prisão preventiva a aguardar julgamento e o paradeiro do vinho mantém-se no segredo dos deuses. Uma das garrafas estava avaliada em 310 mil euros. Era um exemplar único no Mundo: Chateau d´Yquem de 1806.

   Foi um roubo digno de filme. O mais mediático dos últimos anos na Estremadura espanhola. Passou-se no Restaurante Atrio de Cáceres (na foto), em Outubro 2021, mas em Julho de 2022 seria assunto em foco na vizinha Espanha, porque a Polícia Nacional revelou que os autores do furto milionário tinham sido detidos na Croácia. 

   O furto teve lugar a 27 de Outubro de 2021, tendo a investigação apurado que o homem e mulher suspeitos do crime estavam «altamente especializados e com experiência a realizar este roubo, com uma planificação milimétrica», segundo avançam as autoridades. 

   A mulher ficou alojada no Hotel Atrio, tendo formalizado a reserva mediante um documento falso da suíça. Depois de jantar no restaurante junto de seu cúmplice, visitaram ambos a adega, convidados pelos colaboradores do hotel, tratando-se de um procedimento normal junto dos clientes. 

   Após a visita o casal subiu e entrou no quarto, tendo o homem voltado a sair, momentos depois, dirigindo-se ao sótão onde se localiza a adega. Conseguiu abrir a porta com recurso à chave mestra, que tinha logrado furtar momentos antes. 

Chateau d´Yquem de 1806

   As imagens disponibilizadas pela polícia mostram o momento em que o homem entrou na adega, de onde foi filmado a sair momentos depois com três mochilas - uma em cada mão e outra às costas - já carregadas com as garrafas.

   Para proteger as garrafas de se partirem, utilizaram várias toalhas do quarto do hotel onde estavam hospedados. 
Como manobra de diversão junto do funcionário de serviço, a mulher pediu que lhe fosse preparado alguma coisa para comer, apesar da cozinha já estar encerrada.

   O roubo foi descoberto na manhã seguinte, quando os suspeitos do furto já tinham  abandonado a unidade hoteleira. O sistema de videovigilância captou a fuga do casal pelas 5.30 da manhã.

Artigos Relacionados

« Voltar