2024-03-29

«Sexta-feira Santa era dia de irmos ao forno cozer os bolos. Ai que saudades»

 Joaquina Fortes e Maria Antónia apresentam-se como sendo as duas habitantes mais idosas da Aldeia da Venda (concelho do Alandroal), para recordarem, com uma nostalgia que já se perde nos anos, aquele corrupio de gente à volta do forno comunitário na Sexta-feira Santa. Durante décadas a «necessidade manteve a tradição», dizem-nos, admitindo que as novas ofertas - mais práticas - votaram o forno da terra ao abandono. «Gostávamos que voltasse a funcionar. A Páscoa tinha mais encanto»
 
   As vizinhas Joaquina e Maria Antónia juntavam-se a Mariana Roque para recordarem ao Sul Ibérico essas «Páscoas» em que as filas de moradores se acumulavam à espera de vez para ter espaço no forno comunitário. 

Forno voltou a funcionar por umas horas para mostrar tradição aos mais novos

  «Sexta-feira Santa (hoje) era dia de irmos ao forno cozer os bolos», diz Maria Antónia, que mora mesmo em frente ao forno, onde a Páscoa decorria animada e até dava para pôr a «escrita dia» sobre os melhores e menos bons apontamentos da freguesia. Uma espécie de Facebook daqueles tempos. «Ai que saudades», desabafa.

   Escutemos Mariana Roque, que sendo mais nova, também exibe boas recordações sobre o impacto do forno da Aldeia da Venda. «Eram tabuleiros e mais tabuleiros, carregados de bolos. O forno trabalhava o dia todo, sempre cheio, e não chegava para cozer tantos folares, biscoitos e broinhas. Depois tínhamos os assados de borrego», enfatiza. «Algumas pessoas tinham que marcar vez para o dia seguinte. Sim, era preciso marcação e nunca houve confusões», relata Mariana.

   A conversa com as três moradoras decorreu no dia em que o forno comunitário voltou a funcionar por uma horas, para receber uma actividade escolar, com os alunos da Escola Básica de Pias a aprenderem tradições de Páscoa que remontam aos tempos em que os seus avós ali coziam os bolos de massa. 

 
José Capucho esteve de serviço ao forno e mostrou a tradição aos mais novos, enquanto a Câmara do Alandroal quer «reabilitar os fornos comunitários do concelho», como revelou o presidente da autarquia, João Maria Grilo. Este ano foi retomada a actividade no forno da Aldeia da Venda, enquanto no ano passado foi o forno das Casas Novas dos Mares que cozeu os bolos feitos pelas crianças da Escola de Pias.

[label_related]

« Back