Notícias

2023-09-28

Temperaturas vão chegar aos 37 graus este fim-de-semana

As temperaturas máximas vão estar, a partir desta sexta-feira, acima dos 30 graus, podendo mesmo atingir os 37 graus, o que traduz cerca de cinco a oito graus acima da média para o mês de Setembro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)
 
   Esta subida generalizada da temperatura acompanhada da diminuição da humidade relativa do ar vai contribuir para um agravamento do perigo de incêndio rural, de acordo com a meteorologista Ângela Lourenço, do IPMA.
 
   As previsões do IPMA apontam ainda para um resto de Outono quente e chuvoso. Ricardo Deus, chefe da divisão do clima e das alterações climáticas, ressalva que estes dados estão sempre sujeitos a reavaliação, mas já admite que as notícias em torno da chuva favorecem a agricultura alentejana, bem como os recursos hídricos.

   Isto depois do último boletim climatológico, datado de  Agosto, ter revelado que 97% do território nacional «estava em seca meteorológica, dos quais 46% nas classes de seca severa e extrema», segundo descreve o documento, vincando Ricardo Deus que a temperatura no início do Outono deverá ficar também «acima da média» para a época do ano.

   Recorde-se que Agosto foi mesmo considerado como o quinto mais quente desde 1931, sendo classificado como extremamente quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação, ficando apenas atrás do Agosto de (por esta ordem) 2003, 2018, 1949 e 2010.

   Ainda assim, o Verão de 2023 já é o mais quente desde que há registos, segundo confirmaram os cientistas do programa europeu de monitorização do clima Copérnico. Esta estação do ano só acaba a 23 de Setembro mas as temperaturas médias globais durante os três meses de verão (Junho, Julho e Agosto) já são as mais elevadas jamais medidas. Para ultrapassarmos o ano mais quente de sempre, que foi 2016, faltam apenas 0,01 graus Celsius.

Artigos Relacionados

« Voltar