Notícias

2022-07-12

VERÃO. Porque devem as mulheres beber 2 litros de água com este calor?

 
É nos períodos mais quentes do Verão que as Infecções do Trato Urinário (ITU) nas mulheres parecem ser mais frequentes, sendo a principal causa desta associação a desidratação (suor e respiração), segundo alerta a médica Catarina Peixinho, do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Pedro Hispano 


 CATARINA PEIXINHO: A especialista explica que as infecções acontecem quando esta desidratação «não é compensada devidamente pela maior ingestão de líquidos, o que gera menor produção de urina, e mais «concentrada».

   A ginecologista chama ainda a atenção para o aumento da humidade na região íntima durante o verão (transpiração, uso de biquínis, etc.), que fomenta uma maior proliferação de microrganismos. Por isso recomenda que as mulheres tenham «um cuidado redobrado com a hidratação (2 litros de água/dia), bons hábitos de higiene durante as micções, bem como micções mais frequentes, além de um trânsito gastrointestinal regularizado e a preferência pela utilização de roupa íntima de algodão como forma de prevenir as ITU».   

   De acordo com Catarina Peixinho a ITU é uma das infecções bacterianas mais incidentes no adulto, com elevados custos para a sociedade. «Considera-se infecção urinária, a presença de bactérias que promovem doença em qualquer parte do sistema urinário (rins, ureteres, bexiga), com excepção da uretra, que poderá ser colonizada com flora normal, como os lactobacilos e as neisserias não patogénicas». 

   A especialista salienta que os microrganismos podem chegar ao aparelho urinário por via hematogénea ou linfática, mas a via habitual é a ascendente, com origem no reservatório intestinal.  
 
Pico de incidência

entre os 18 e os 30 anos 
 
   Segundo a ginecologista, é difícil determinar em Portugal a incidência real da ITU adquirida na comunidade, mas «estima-se que 50 a 60% apresentará, pelo menos, um episódio ao longo da sua vida». Quanto ao pico de incidência de infecções não complicadas do trato urinário baixo em mulheres «observa-se entre os 18 e os 30 anos, coincidindo com a idade de máxima actividade sexual na mulher e idade fértil». 

   Nas mulheres em fase de pós-menopausa, embora seja mais difícil estimar o número de infecções urinárias, calcula-se que, «aos 70 anos, 15% das mulheres apresentem bacteriúria assintomática, número que aumenta para 30-40% em mulheres hospitalizadas/instituições de geriatria e praticamente para os 100% em portadoras de sonda urinária permanente».  
 
Cinco conselhos para o Verão
 
   »»Hidrate-se bem. Como está calor e transpiramos mais é importante repor a perda de líquidos. É uma boa forma de prevenir infecções urinárias.  

   »»Não adie a ida à casa de banho. A falta de hidratação aliada a uma urina mais concentrada faz aumentar o risco de uma infecção. Por isso, quando a bexiga der sinal, vá à casa de banho. 

   »»Faça uma alimentação rica e variada. Junte às boas escolhas alimentares cranberrys e probióticos contendo lactobacilos para prevenir as infecções. Um bom trânsito intestinal também é importante para o sistema urinário. 

   »»Deixe secar bem o fato de banho ou biquíni antes de se vestir e sair da praia para evitar humidade excessiva na região íntima. Prefira roupa íntima de algodão em vez da sintética. Evite roupas muito apertadas. 

   »»Escolha produtos adequados para lavar a zona íntima. Uma higiene excessiva ou o uso de produtos inadequados que podem causar irritação ou favorecer o aparecimento de infecções. Evite produtos anti-sépticos e opte por soluções de lavagem suaves sem sabão. Deve lavar-se bem (de frente para trás) e secar-se cuidadosamente. Se necessário, aplicar um cuidado calmante. Durante a menstruação troque os pensos ou os tampões com regularidade. 

Artigos Relacionados

« Voltar