Notícias

2023-03-03

Vila Viçosa apresenta «Princesa do Alentejo». E candidatura à UNESCO já rende

 
No balcão encontramos broas, mas também haverá tibornas. Para degustar duas iguarias célebres de Vila Viçosa, que levanta o epíteto de "Princesa do Alentejo» com ambas as mãos. Será que o conceito tem colhido adeptos pela Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)? E o que vale a candidatura, já em fase avançada, a património mundial? 
 
TEXTO l Roberto Dores
 
   Tiago Passão Salgueiro, vice-presidente da Câmara, explica o conceito «Princesa do Alentejo» com a associação de Vila Viçosa a uma «pequena pérola». Admite que até pode ter estado «adormecida» no coração do Alentejo, mas vinca o firme empenho em erguer esta imagem de marca, que vai ao passado unir pedaços de história para potenciar o turismo.

   «O histórico de Vila Viçosa está muito relacionado com a Casa de Bragança, mas dando sempre uma certa vertente mais aristocrata ao que foi o passado glorioso desta pequena localidade», enfatiza o autarca, puxando pelos maiores argumentos transversais à «vila-museu» onde estão depositadas autênticas «relíquias» da nossa história.

   Entre as atracções de maior vulto lá está o imponente e incontornável Paço Ducal, enquanto a candidatura a património mundial já suscita curiosidade entre os visitantes.
 
Florbela Espanca . Eis um dos nomes ilustres de Vila Viçosa, que terá uma casa-museu
 
   Voltamos a ouvir Tiago Passão Salgueiro: «Não sabemos se vamos ser classificados, mas sabemos que estamos a ter mais visibilidade e que o turismo é importante em termos económicos». Mais: «O trabalho que tem sido desenvolvido neste último ano tem sido bastante importante, porque nos permite conhecer outro tipo de realidade que estava, aparentemente desconhecida», revela o edil.

   Justifica que a investigação em torno de «dossiê UNESCO» ajudou a desenvolver potencial turístico. «Queremos um turismo cultural de qualidade e não de massas. Mas, se tivermos uma oferta que permita que o período de estadia seja maior, seguramente que vamos conseguir que o número de turistas aumente na região», acrescenta.

   O autarca aponta a um objectivo regional caso o ambicionado património mundial seja alcançado. «O nosso objectivo é integrar o eixo entre Évora e Elvas e criar um circuito que permita a passagem por três localidades classificadas pela UNESCO».
 

Artigos Relacionados

« Voltar