Notícias

2022-04-07

3 MILHÕES DE EUROS. Alandroal garante gimnodesportivo e bloco pré-escolar

 
Está assinado o contrato de empreitada da obra que aponta à conclusão da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira, no Alandroal, com pavilhão gimnodesportivo e bloco para o pré-escolar. O investimento supera os 3 milhões de euros. A empresa António Saraiva e Filhos assume a obra.

O presidente da Câmara do Alandroal, João Maria Grilo, fala de um processo «demasiado longo», que tem, finalmente, fim à vista. «Foi interrompido em 2009, há 12 anos, quando havia expectativa de se concluir a obra», relembra o autarca, lamentando que durante todo este tempo os alunos tenham estado sem acesso a um pavilhão gimnodesportivo. Tal como a comunidade em geral.

Afinal, explica João Maria Grilo, o concelho tem sido alvo de uma «limitação grande» face à ausência do pavilhão, estando a população impedida de praticar modalidades, como futsal, andebol ou basquete. "Esta obra vai permitir resolver esta carência, uma vez que o município decidiu investir", afiança, destacando ainda a importância da construção do bloco para o pré-escolar.

"É fundamental", assegura, lamentando que o pré-escolar esteja há muitos anos instalado provisoriamente noutro espaço e que "não haja uma valência para esse fim".

Diz ainda o autarca que esta intervenção vai viabilizar a conclusão de todos os arranjos exteriores da escola que também ficaram por terminar na outra fase da obra. "São importantes para melhorar a mobilidade à volta do edifício", diz, acrescentando estar em causa "a resolução de problema para toda a comunidade de muitos esforços de conjugação e vontade do Ministério da Educação, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e Câmara".

O primeiro concurso que foi lançado viria a ficar deserto, pelo que João Maria Grilo considera «muito positivo» que, desta vez, algumas empresas manifestassem interesse na obra, para que pudesse ser atribuída».

Neste momento estão reunidas as condições para solicitar o visto prévio do Tribunal de Contas. A última etapa antes do arranque das obras, que poderá ocorrer dentro de dois meses.
 

Artigos Relacionados

« Voltar